TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia célula

Exam: Biologia célula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Exam  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

1) O que é uma célula?

2) Quem foi o inventor do microscópio?

3) Quem descobriu a existência das células e como foi essa descoberta?

4) Qual a constituição básica de uma célula?

5) Quais os dois tipos básicos de células?

6) Quais as diferenças entre esses dois tipos celulares básicos?

7) Quais são as principais biomoléculas que compõem a célula?

8) Qual a importância biológica da água?

9) Qual a função do carboidrato? Diferencie os três grupos encontrados?

10) Quais as funções dos lipídios? Diferencie os três tipos encontrados.

1) As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A palavra "célula" vem do latim: celulla (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam

2) O microscópio foi inventado por um fabricante de óculos holandês chamado Zaccharias Janssen por volta de 1590. Em 1655, o inglês Robert Hooke criou o primeiro microscópio composto por dois sistemas de lentes – a lente ocular (próxima ao olho) para visualização e a lente objetiva.

3) A célula foi empregada pela primeira vez em 1665 por Robert Hooke, ao descrever suas investigações sobre a textura da cortiça, tecido vegetal morto, que ele realizou com o auxílio de um microscópio. Hooke verificou que a cortiça era composta de uma massa de minúsculas câmaras, que ele denominou células. Hooke observou, na verdade, apenas paredes celulares que persistiram após a morte e degeneração das células, como um favo de abelhas totalmente vazio.

4) A célula é constituída, basicamente, por uma membrana envolvente, que a protege e permite a passagem seletiva de substâncias; por um citoplasma, que compreende uma suspensão gelatinosa, o citosol, onde são encontradas moléculas, partículas e várias organelas ligadas ao metabolismo: mitocôndrias, ribossomos, retículo endoplasmático, lisossomos, complexo golgiense, centríolos, vacúolos etc.; e por um núcleo, onde se encontram os cromossomos, constituídos por DNA ( ácido desoxirribonucleico), o material genético, geralmente associado a proteínas. Nas células fotossintetizantes, além disso, encontramos os cloroplastos, onde fica armazenada a clorofila.

5) De acordo com a organização celular, os organismos são classificados em procariontes e eucariontes. A célula dos procariontes – célula procariótica – apresenta membrana celular e citoplasma, e o matéria nuclear, denominado nucleoide, não é delimitado por um envoltório. Não há um sistema de endomembranas, ou seja, não há organelas delimitadas por membranas; as enzimas respiratórias estão associadas à própria membrana celular e o cromossomo é uma molécula única de DNA. A célula dos eucariontes – unicelulares ou pluricelulares, são formados por células eucarióticas que apresentam basicamente membrana celular, citoplasma e núcleo individualizado, isto é, um compartimento separado, limitado por uma membrana, a carioteca. Nelas, há um sistema de endomembranas que formam organelas como o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, as mitocôndrias e os lisossomos.

6) As células eucariontes, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas enquanto as procariontes não possuem a maior parte das organelas, seu DNA é cíclico, a fluidez de suas membranas são apenas controladas por fosfolipídios e não por fosfolipídios e esteróis como em células eucarióticas e não se juntam formando organismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com