TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia e Psicologia

Tese: Biologia e Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2013  •  Tese  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

BIOLOGIA

Biologia e Psicologia

O estudo da biologia em muito está interligado com a psicologia, Sobretudo na área das neurociências e da etologia. É fundamental sobretudo para uma melhor compreensão do corpo humano na área da psicologia clínica.

Algumas questões como O que é um gene e qual o seu comportamento trazem contributos essenciais para temáticas psicológicas como a psicologia do desenvolvimento entre outras.

Propriedades fundamentais da vida

1. Organização celular

2. Utilização de energia e metabolismo

3. Homeostasia

4. Excitabilidade e adaptação

5. Reprodução, crescimento e desenvolvimento

1. Organização celular

 Teoria Celular: “todos os seres são constituídos por células”

 A célula constitui o início da complexidade de qualquer organismo. Há níveis de complexidade crescentes na organização da matéria viva. Cada novo nível apresenta propriedades novas de complexidade superior à soma das propriedades do nível inferior. A célula é um sistema físico-químico de grande complexidade.

2. Utilização de energia e metabolismo

 Todos os seres vivos são utilizadores de energia (=tudo aquilo que produz trabalho).

 Metabolismo: Conjunto de transformações químicas processadas pelas células. Auto-regulação dos organismos vivos.

 Anabolismo: é equivalentes a construir. Reacções de síntese.

 Catabolismo: equivalente a destruir. Reacções de degradação.

 Como resultado de certas transformações de matéria e energia, os seres vivos aumentam o seu nível de organização o qual é acompanhado por um aumento da desorganização (entropia) do meio envolvente.

3. Homeostasia

 Todas as células para sobreviverem precisam manter o seu meio interno mais ou menos constante. A essa capacidade de regulação do meio interno chama-se homeostasia.

4. Excitabilidade e adaptação

 Todos os organismos sentem de algum modo o meio em que se inserem. Isto permite-lhes reagir a alterações circundantes.

 Excitabilidade: Resposta rápida no sentido de aumentar as possibilidades de sobrevivência.

 Adaptação: Resposta lenta no sentido de aumentar as possibilidades de sobrevivência. São respostas mais complexas e que melhoram a capacidade de um organismo se reproduzir eficazmente no seu ambiente garantindo a sobrevivência da espécie.

5. Reprodução, crescimento e desenvolvimento

 Talvez seja a propriedade mais fascinante da vida. Quase todos os seres vivos, sobretudo os resultantes da reprodução sexuada, resultam de uma única célula – zigoto ou ovo.

ALGUMAS NOÇÕES BIOQUÍMICAS

 Com apenas seis elementos (carbono, hidrogénio, oxigénio, azoto, fósforo e enxofre) os organismos constroem milhares de biomoléculas diferentes.

 Os átomos associam-se e formam moléculas unitárias que por sua vez se associam para formar macromoléculas.

 Biomoléculas: todas as moléculas produzidas e utilizadas pelos seres vivos. Exemplo: glicose

 Macromoléculas: moléculas de grande dimensão não necessariamente de natureza biológica.

 O carbono, entre os bioelementos é aquele que desempenha o papel fundamental. Constitui o esqueleto fundamental das biomoléculas devido à sua capacidade de constituir cadeias mais ou menos longas, lineares, ramificadas ou até cíclicas.

 Átomo: consideram-se as partículas mais pequenas que constituem a matéria apesar de serem ainda formados por sub-partículas (protões, neutrões e electrões).

 Ligações químicas: ligações covalentes (entre átomos), ligações iónicas (entre iões) e ligações por pontes de hidrogénio (entre moléculas).

Ligações covalentes

Estabelecem-se entre átomos, iguais ou diferentes, por partilha de pares de electrões formando-se moléculas. A ligação diz-se covalente apolar quando os dois átomos envolvidos na ligação são iguais (exemplo O2) ou então sendo diferentes partilham os electrões com intensidade semelhante, no caso das ligações C – H. Nestas ligações ambos os átomos se atraem a si os electrões compartilhados com força semelhante, ficando estes a gravitar em torno de ambos os núcleos, mantendo-os assim unidos no espaço. Certos átomos têm uma tendência muito grande para atrair a si electrões. Quando se ligam covalentemente entre si os pares de electrões ficam dispostos assimetricamente em torno dos dois núcleos mais perto de um do que de outro. Neste caso a ligação diz-se covalente polar porque gera polaridade eléctrica entre os dois átomos. O átomo que atrai mais electrões fica com carga negativa em excesso e o outro com excesso de carga positiva. Ligações iónicas

Neste caso os átomos envolvidos trocam electrões. Um recebe electrões e ou outro cede. Sendo que aquele que cede fica positivo e o que recebe negativo. Esta atracção entre cargas de sinal contrário permite a estabilidade. As substância iónicas são altamente polares dissolvendo-se bastante bem em água. Pontes de hidrogénio

São ligações intermoleculares. Associação de moléculas. São absolutamente essenciais na estrutura e função das biomoléculas como as proteínas.

Propriedades da água

 Substância essencial à vida. Frequente na natureza e nos seres vivos.

 Todas as reacções celulares ocorrem em meio aquoso razão da necessidade absoluta de água para qualquer célula.

 Os seres vivos surgiram na água, evoluíram na água e podem ser considerados sistemas aquosos.

 Desempenha nos organismos as mais diversas funções: transporte, regulação térmica, digestão... Actua como solvente de várias substâncias e é o veículo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com