TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia mamíferos

Tese: Biologia mamíferos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Tese  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho de biologia irá conter características gerais sobre mamíferos, anfíbios, peixes ósseos, cartilaginosos, répteis e aves. Trata do conhecimento sobre os seres vivos como eles vivem e suas características.

Falará também sobre as características gerais dos celenterados, asquelmintos, platelmintos, esponjas, artrópodes, equinodermos, insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes. O conteúdo acima citado, está melhor desenvolvido de forma clara e objetiva nas páginas subseqüentes.

Biologia

Trata do conhecimento sobre nós mesmos e sobre o mundo do que fazemos parte e no qual atuamos. É a ciência responsável pelo estudo da vida: desde sua origem, composição e constituição; até mesmo à sua história evolutiva, aspectos comportamentais e relação com outros organismos e com o ambiente.

Mamíferos

A palavra mamífera vem do latim e foi designado por significar “portador de mama”. São animais classificados na classe Mammalia. Nela existem animais pesando de 3g a 160 toneladas e medindo de 8 cm até 30 m de comprimento. Podemos encontrar mamíferos em vários ambientes, como na água doce, na água salgada, no ar e na terra firme.

Características

• Glândulas mamárias;

• Corpo total ou parcialmente coberto por pelos;

• Dentes diferenciados com incisivos, caninos, pré-molares e molares;

• Diafragma, uma membrana muscular que separa o tórax do abdome e que auxilia na ventilação dos pulmões.

A característica particular dessa classe são as glândulas mamarias que são capazes de reproduzir e armazenar leite na fêmea para alimentar seus filhotes. Mas não e apenas essa característica que eles possuem em especial. A existência de pelos recobrindo a pele do corpo, que serve de proteção térmica; desenvolvimento do filhote no interior do útero; presença de placenta, que é um órgão responsável por alimentar o feto, levando nutrientes da mãe; presença do diafragma, um músculo respiratório que se encarrega de definir os movimentos que ocorrem durante a respiração.

As glândulas também são próprias dos mamíferos e podem ser sebáceas, que produzem substancias que lubrificam o pelo e possuem odores que servem para a comunicação; ou sudoríparas que tem como função principal regular a temperatura do corpo.

Uma das suas características também do mamífero é a sua digestão completa começando pela boca e terminando no ânus. Tem circulação completa, alem de ser dupla e fechada e o coração possui dois átrios e dois ventrículos.

Eles são considerados animais inteligentes capazes de estar sempre em aprendizado e flexionando seu comportamento. Vale ressaltar que alguns mamíferos aguçam determinado tipo de sentido, como a onça, que possui olfato bastante apurado.

Anfíbios

A Classe Anfíbia contempla um grupo cuja maioria de seus indivíduos passa uma fase da vida na água e outra em ambiente terrestre: hábito este que fez jus ao seu nome, já que amphi=duas, e bio=vida.

Características

Anfíbios são vertebrados cuja característica fundamental é o desenvolvimento na fase larvária em meio aquático e na fase adulta em meio terrestre. As principais características deste grupo são:

• A maioria dos anfíbios possui 4 membros pentadáctilos para locomoção em terra é uma adaptação aos seus hábitos de vida em buracos no solo.

• Pele úmida e lisa, glandulífera e sem escamas externas, apta para a respiração cutânea pois no anfíbios torna-se mais importante que a respiração pulmonar.

• Dentes pequenos e esqueleto em grande parte ossificado;

• São animais de sangue frio.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com