TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança em centro de estética

Pesquisas Acadêmicas: Biossegurança em centro de estética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

PÓLO CURITIBA CENTRO

CURSO: ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

BIOSSEGURANÇA EM CENTRO DE ESTÉTICA

ALUNAS: **********************

CURITIBA 2013

2. INTRODUÇÃO

A Biossegurança surgiu no século XX, tem como objetivo o controle e a minimização dos riscos provenientes de práticas sejam elas estabelecidas em laboratórios ou no meio ambiente. Buscando prevenir o aparecimento de doenças e de se propagarem orientando as realizações de imunizações para diminuir os riscos de uma infecção.

A Biossegurança foi solidificada no inicio dos anos 1970, após desenvolvimento da microbiologia, mas foi na década de 80 que a Biossegurança foi conceituada como uma ciência embasada na prevenção, classificados os riscos como biológicos, químicos, físicos ,radioativos e ergonômicos, voltadas a área de saúde.

O reconhecimento da Biossegurança só aconteceu, a partir de 2002 (por meio da legislação apresentada na portarianº343/GM),que estabeleceu a biossegurança no campo do Ministério da Saúde.

O profissional da beleza necessita nos dias de hoje desenvolver competências para realizar tratamentos estéticos, respaldados nos conceito de beleza integrada à saúde, para que o resultado seja satisfatório e ofereçam segurança para a qualidade de vida dos profissionais e dos usuários dos seus serviços minimizando ainda a atrição ao meio ambiente.

Uma Clínica de Estética oferece um espaço de bem estar, beleza e de relaxamento, desse modo o trabalho do Esteticista esta diretamente ligada ao contato corporal, por este motivo o controle de infecções é do interesse de todos os envolvidos no ambiente da Clínica de Estética, portanto, uma obrigação coletiva, que busca controlar as contaminações presentes nos espaços e nos procedimentos.

2. DESENVOLVIMENTO

Através do conhecimento de Biossegurança o profissional aprende a organizar melhor sua rotina de trabalho, limpeza ambiental, higiene pessoal, desinfecção e esterilização de ferramentas que entram em contato com os clientes. A segurança biológica deve ser aplicada em ambientes de trabalho, em cuidados pessoais, na manipulação de materiais biológicos, cuidados com equipamentos e superfícies, descarte e destino de materiais pérfurocortante, infectantes. Essas são precauções essenciais na prática da estética e técnicas associadas. O objetivo do controle da infecção é impedir a penetração de microrganismos locais onde eles não existam previamente, bem como evitar a carga de novos agentes à área já contaminada garantindo a segurança a todos os clientes. A assepsia é fundamental para o trabalho do profissional Esteticista, tanto nas mãos, quando roupas e materiais ou aparelhos dispostos na sala da clínica. Assim, todos os profissionais de Saúde sabem da importância dos cuidados na manutenção e na diminuição dos riscos em seu ambiente de trabalho. “O termo biossegurança” é muito abrangente, engloba legislação, normas vigentes, cuidados com o cliente, conhecimentos das doenças, EPIs, assim como tudo que se refere à limpeza, desinfecção, esterilização, descarte de resíduos, doenças ocupacionais e acidentes no trabalho. Diante de tamanha amplidão de procedimentos, precisamos oferecer informações corretas, precisas e atualizadas. Neste sentido, conhecer os conceitos sobre uma prática voltados a higiene dos equipamentos, do próprio procedimento, visando prevenir possíveis contágios, é importante a todo o profissional da área estética.

Sabemos que se trata de contato profissional com cliente o risco a serem transmitidos é de um simples resfriado a Hepatite e AIDS. Algumas medidas hoje são até mesmo colocadas para profissionais, com proposito de garantir a qualidade da saúde daquele que cuida da beleza. Para quem entende a saúde está ligada diretamente com bem estar, inserir tais atitudes no ambiente de trabalho é contribuir também pela credibilidade na atuação da esteticista ou do profissional de beleza .

No controle de micro organismos é indispensável o uso de EPI´s ( Equipamento de proteção Individual) como: luvas de borracha ,óculos de proteção, gorro , avental e máscara .O emprego de antissépticos na pele e nas mucosas também deverá ocorrer para controle de micro organismos , principalmente lavagem das mãos e utilização do álcool 70°. EPC’s (Equipamento de Proteção Coletiva) é importante ter dispenser de sabão e papel toalha para que não seja utilizado por todos os mesma toalha e o mesmo sabonete.

Existem algumas técnicas de esterilização que visa à destruição de todos os organismos vivos. Por isso dispomos de agentes físicos e químicos:

• Físicos: Calor seco: Estufa /Flambagem ,Calor Úmido: Fervura/Autoclave e Radiações: Raio x .

• Químicos: Desinfetantes

No gerenciamento de resíduos, conscientizando que existem outras doenças que possam ser transmitidas pela exposição ao sangue decorrente da má esterilização das matériais utilizados pelos profissionais de beleza. Por isso o descarte e a guarda dos resíduos reduzem os riscos de contaminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com