TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biotecnologia- Trabalho

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Revisão bibliográfica sobre temas atuais e relevantes

Vacinas

As vacinas são produtos que protegem o hospedeiro através do agente causador da doença, os antígenos, e podem ser virais ou bacterianas. A imunização consiste em introduzir no organismo o antígeno do agente causador da doença, que estimula a produção de anticorpos pelo mecanismo de defesa do hospedeiro, sem que esse contraia a doença.

Algumas vacinas são produzidas a partir de linhagens de microrganismos não patogênicos derivados de outros hospedeiros. Outras são feitas a partir de microrganismos virulentos mortos ou inativados, por substâncias acelulares como toxinas, proteínas e polissacarídeos; e por técnicas de engenharia genética. A metodologia do DNA recombinante está sendo empregado com o intuito de se obter vacinas mais eficazes e maior duração.

Em relação à localização do antígeno utilizado na produção das vacinas, no corpo bacteriano ou no meio, essas podem ser classificadas como celulares ou acelulares respectivamente. Ambos os cultivos tem o início de produção semelhante, que incluem o inoculo, a fermentação e a filtração, diferindo nos tratamentos finais de purificação das culturas.

A síntese de vacinas virais é na maioria dos casos, realizadas com cultivo “in vitro” de células animais. Tais cultivos são normalmente obtidos diretamente dos órgãos de animais e conduzidos sem agitação, formando monocamadas até que essas cubram toda superfície do meio. Em seguida as células são inoculadas e cultivadas com o vírus apropriado. Após os tratamentos adequados, o vírus é separado, purificado e algumas vezes inativado, para dar origem à vacina desejada.

O cultivo celular de vacinas virais também pode ser realizado sobre condições homogêneas, submersas ou em suspensão,em que durante o processo de produção há constante agitação do meio. Esse cultivo é realizado em biorreatores especialmente concebidos para este tipo de microrganismo e tem como vantagens a redução dos riscos de contaminação e o maior controle das condições do meio.

A imunologia tem avançado muito nos últimos anos, desenvolvendo novas vacinas e aperfeiçoando as já existentes, porém muitas vacinas apresentam alto custo de produção associado ao baixo rendimento.

Produção de Etanol

Desde o descobrimento do Brasil, se emprega a produção de etanol no país através da cana-de-açúcar, que em séculos passados era apenas para a produção de bebidas. Com o processo industrialização ampliou-se a capacidade de produção e o produto deixou de ser empregado apenas como bebida, apresentando finalidades como a de produtos químicos derivados, combustível, dente outras.

O etanol pode ser obtido por três maneiras principais, que são elas a via destilatória, a sintética e a fermentativa. A via mais utilizada no Brasil é a fermentativa, devido às facilidades econômicas para obtenção da matéria-prima e realização do processo.

Na produção de etanol por via fermentativa, as matérias-primas recebem tratamentos diferenciados, de acordo com a matéria-prima utilizada, para produção dos substratos açucarados, denominado mostos, antes de passarem para o processo de fermentação.

O processo de fermentação alcoólica é realizado por leveduras, que são agentes biológicos capazes de fermentar açúcares. É um processo em que a energia obtida através da oxidação parcial de microrganismos é utilizada no crescimento de leveduras e na oxidação parcial do açúcar na produção de álcool e CO2. Após o processo de fermentação o produto recebe tratamentos finais para purificação do álcool obtido.

Diante da demanda cada vez maior por etanol, principalmente combustível, existem diversos estudos para o aprimoramento e desenvolvimento de técnicas para produção industrial, que aumentem a produtividade, a qualidade e que sejam economicamente viáveis. São desenvolvidos novos substratos, biorreatores mais modernos, dentre outros. Porém, grande parte das pesquisas é realizada em outros países e muitas tecnologias acabam tendo custo elevado para o Brasil.

Visão Crítica

Em relação à produção de vacinas, eu percebi que já existem bastantes pesquisas nessa área, porem eu acho que todos os países devem incentivar cada vez mais o desenvolvimento delas, e de técnicas produtivas de menor custo. Todas as vacinas devem ser cautelosamente estudadas quanto a segurança do uso do produto em humanos, a fim de evitar possíveis danos à saúde dos indivíduos que a usarem, tanto a curto quanto em longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com