TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CABEÇA E PESCOÇO

Projeto de pesquisa: CABEÇA E PESCOÇO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

COLÉGIO TABLEAU

Atividades Laborais

“CABEÇA E PESCOÇO”

Andressa Alves de Andrade n. 01

Luana Silvestre Moreira n. 04

Prof. Tânia Souza

Índice

1. Cabeça

1.1. Sistema Esquelético

1.2. Sistema Muscular

2. Pescoço

2.1. Sistema Esqueletico

2.2. Sistema Muscular

1. Cabeça

1.1. Sistema Esqueletico

Os ossos da cabeça são divididos em: ossos do crânio e ossos da face. Os ossos do crânio envolvem e protegem o cérebro, são ao todo 8 ossos, dos quais 2 são pares e 4 são impares. A face é formada por 14 ossos, sendo 6 pares e 2 impares.

Crânio:

– frontal

Contribui para o formato da fronte e para a formação da parte mais anterior do crânio, unindo o esqueleto do crânio a face e participa da formação das cavidades nasais e orbitais. De ambos os lados da linha media e na sua espessura encontram os seios frontais, cavidades com ar que se comunica com as fossas nasais

– occipital

Situado na porção posterior e inferior do crânio. Apresenta um grande orifício inferior, o forame magno, que comunica o crânio com o canal vertebral da coluna vertebral e através do qual permite a união do encéfalo com a medida espinhal. O osso occipital articula-se com o atlas que é a primeira vértebra cervical.

– parietais

São dois ossos de forma quadrangular situado por cima do temporal atrás do frontal e adiante do occipital, mas regiões laterais superiores do crânio.

– temporais

Situam-se na região inferior e lateral do crânio, entre o occipital, o parietal e o esfenóide. Distinguem-se três partes diferentes.

. Parte mastóide, aplanada lateralmente em forma de circulo irregular, que contribui para formar a abóboda craniana;

. Parte timpanica, que constitui a parede do meato acústico externo;

. Parte petrosa, que aloka no seu interior os órgãos do ouvido e do equilíbrio;

– esfenóide

Situado na região anterior e media da base do crânio, apresenta uma parte central ou corpo, que aloja a glândula hipofisaria numa cavidade situada na sua face superior chamada sela turca. Na espessura do mesmo estão encerrados os seios esfenoidais. Alem disso, apresenta dois prolongamentos de cada lado, as asas das quais fazem parte as orbitas e a base do crânio

– etmóide

Ossos pequeno situado na linha media do crânio que faz parte da parede (interna) das fossas nasais onde participa da formação do septo nasal, emitindo prolongamento de cada lado, as conchas nasais. Esta em contato com centros nervosos por intemedico de sua lamina crivosa, através da qual passam os nervos olfatórios.

– mandíbula

Situada na porção inferior da face, são dois ossos unidos entre si em forma de ferradura. A sua principal função é a mastigação. Apresenta uma porção horizontal e central, o corpo e duas porções laterais ou ramos, cujas extremidades arredondadas, os côndilos, se articulam com o ossos temporal, permitindo abrir e fechar a boca. No corpo, há a implantação dos dentes inferiores nos alvéolos dentário.

Face:

– maxilares

São dois ossos de forma quadrilátera, unidos na sua parte central. Possuem cavidade no seu interior, os seios maxilares, que se comunicam com as fossas nasais. O maxilar contribui para a cavidade oral, formando o palato ósseo; a orbita, na sua porção inferior e interna e as cavidades nasais, contribuindo par formar a sua parede externa.

– zigomáticos

É achatado, de forma quadrangular, apresentando 2 faces, 4 bordos e 4 ângulos. Está situado acima e lateralmente na face: forma a proeminência da bochecha, parte da parede lateral e assoalho da órbita, e partes das fossas temporal e infratemporal.

– palatinos

está situado atrás da cavidade nasal entre o maxila e o esfenoide. Ele contribui na formação das paredes de três cavidades: a cavidade nasal, a fissura labiopalatal e da fissura orbital inferior.

– lacrimais

o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas. O lacrimal é ossificado a partir de um único centro, que aparece por volta da décima segunda semana a partir da membrana que cobre a cápsula cartilaginosa nasal. O lacrimal articula-se com quatro ossos: osso frontal, osso etmoide, maxila e concha nasal inferior.

– conchas nasais inferiores

A concha nasal inferior ou corneto inferior se estende horizontalmente ao longo da parede lateral da cavidade nasal e consiste de uma lâmina de osso esponjoso, curvada em si mesmo. Cada concha nasal inferior é considerada um par de ossos faciais já que elas surgem dos ossos maxilares e se projetam horizontalmente dentro da cavidade nasal.

– nasais

são dois pequenos ossos finos que variam significativamente de tamanho e forma conforme a origem da pessoa e sua idade. Eles estão dispostos lado a lado (geminados) na porção média e superior da face, e formam, através de sua união, "a ponte"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com