TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS BELKOV REACTION COR E REACÇÕES

Projeto de pesquisa: CARACTERÍSTICAS BELKOV REACTION COR E REACÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

Ministério da educação

Universidade Tecnológica federal do Paraná

CST-Processos Químicos.

Campus Apucarana. ______________________________________________________________________

CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS POR MEIO DE REAÇÕES DE COLORAÇÃO E PRECIPITAÇÃO

André Barbosa¹,

andreluisbarbosa@oi.com.br¹,

1 INTRODUÇÃO

Proteínas são polímeros cujas unidades constituintes fundamentais são aminoácidos. Os aminoácidos, por sua vez, são moléculas orgânicas que possuem ligados ao mesmo átomo de carbono um átomo de hidrogênio, um grupo amina, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral (JUNIOR; FRANCISCO. 2006). As propriedades de uma proteína são basicamente determinadas pela sua forma tridimensional. Alguém pode ingenuamente supor que, uma vez que todas as proteínas são compostas pelos mesmos 20 tipos de resíduos de aminoácidos elas deveriam ser mais ou menos semelhantes em suas propriedades (VOET; VOET. 2013). As estruturas das proteínas podem ser descritas por quatros níveis diferentes que são estrutura primarias, secundárias, α hélice e folha β pregueda. A proteína primaria são uma sequência de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica, que e determinada geneticamente sendo específica para cada proteína. As proteínas secundárias se descrevem como estruturas regulares tridimensionais formadas por segmentos da cadeia polipeptídica já as estruturas α hélice são mantidas por pontes de hidrogênio entre uma unidade peptídica e a quarta unidade peptídica subsequente; estas pontes de hidrogênio dispõem-se paralelamente ao eixo da hélice outra estrutura mantida por pontes de hidrogênio entre as unidades peptídicas e a folha β pregueda, porém as ligações são realizadas entre cadeias polipeptídicas diferentes ou entre segmentos distantes de uma mesma cadeia (MARZZOCO; TORRES. 2007). Quando uma proteína e sintetizada na célula, a sua estrutura dobra-se espontaneamente originando-se a estruturas secundárias e terciárias se a proteína em questão possuir estrutura quaternária esta também se organiza espontaneamente, assim que a estrutura terciária das subunidades e formada (MARZZACO; TORRES. 2007). A desnaturação de uma proteína é o rompimento da estrutura nativa que leva a perda da função da proteína a desnaturação pode ser provocada, experimentalmente, por vários tipos de tratamento que ocasionam o rompimento das ligações não covalentes.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Caracterizar proteínas em material biológico por meio de reações de coloração e precipitação.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Caracterizar albumina da clara de ovo como proteína, demonstrar as reações de coloração para proteínas, verificar experimentalmente a precipitação de proteínas com e sem desnaturação.

3 MATERIAL E MÉTODOS

3.1 MATERIAL

Solução de ninhidrina a 0,1%, solução de hidróxido de sódio 2,5M, solução de sulfato de cobre 1%, acetato de chumbo a 5% (m/v), álcool etílico absoluto, clara de ovo “in natura”, solução de cloreto de sódio 1M, solução saturada de sulfato de amônio 76,6%(m/v), tubos de ensaios/estantes para tubos, pipetas pasteur, proveta(50mL), bequér(250mL), pipetas(1 e 5mL)/pêra e banho maria.

3.2 MÉTODOS

Primeiramente preparou-se a solução de proteína a partir da clara de ovo em solução salina com concentração de 10%, em seguida pegou-se 8 tubos de ensaios e numerou-se de 1 á 8 no tubo de ensaio numero 1 adicionou-se 1,0mL de solução de proteína + 5gotas de NaOH 2,5M + 3 gotas de sulfato de cobre a 1% e anotou-se o resultado, no tubo 2 utilizou-se o mesmo procedimento apenas com uma alteração foi adicionado 1mL de água destilada ao invés de solução de proteína, já no tubo 3 adicionou-se 2,0 mL da solução de ninhidrina + gotas da solução de proteína a 10% mantendo em banho-maria a 100°C por 5minutos, em seguida no tubo 4 adicionou-se 2mL de solução de proteína e aqueceu-se em banho-maria a 100°C por 3 minutos, no tubo 5 adicionou-se 1mL de solução de proteína + 1mL de acetado de chumbo a 5%, já no tubo 6 foi adicionado 1 mL de solução de proteína + 3 mL de álcool etílico absoluto, no tubo de ensaio numero 7 adicionou-se 3mL de clara de ovo “in natura” + água destilada. Agitou-se com o bastão de vidro até a formação de precipitado esbranquiçado. Dissolveu-se com auxilio de um bastão de vidro, adicionou-se NaCl 1M gota á gota até dissolver todo precipitado e finalmente do tudo 8 adicionou-se 2mL da solução anterior + 4mL de solução saturada de sulfato de amônia. Observou-se e adicionou-se de 4 á 6mL de água destilada e observou-se o efeito. No final de cada procedimento anotou-se cada resultado apresentado.

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com