TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARAÇÃO DE ALTERAÇÕES DE ALTURA DOS 12 ANOS (1999 A 2011) NA GALERIA MATA, MATHO GROSSO

Por:   •  7/4/2015  •  Monografia  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 12

COMPARAÇÃO DAS DISTRIBUIÇÕES DE ALTURAS EM UM PERÍODO DE 12 ANOS (1999 a 2011) EM UMA MATA DE GALERIA, MATO GROSSO

RESUMO

As matas de galeria acompanham os pequenos rios e córregos no Cerrado e são as comunidades mais ricas e diversas do bioma, como resposta às marcantes variações no seu ambiente físico. O objetivo deste estudo foi avaliar e descrever as alterações ocorridas em um período de doze anos (1999, 2006 e 2011) nas distribuições de alturas da comunidade em uma mata de galeria (14°43’09.07"S e 52°21'39.42"W), no município de Nova Xavantina – MT. Foram demarcados 47 parcelas de 10 x 10m, onde foram inventariados, plaqueados e identificados todos os indivíduos com circunferência a altura do peito (CAP ≥ 15 cm) bem como suas respectivas alturas. Em 2006 e 2011 os indivíduos foram reavaliados. Foram calculadas as distribuições de alturas dos indivíduos da comunidade. Houve uma diminuição no número de indivíduos entre os inventários. Foi verificado que a maioria das espécies estava concentrada no estrato intermediário, caracterizando a comunidade com um padrão do tipo unimodal. Apesar dos efeitos negativos causados pela ação dos distúrbios antrópicos causados pelo fogo, diminuindo a quantidade de indivíduos durante todo o período amostral. Não ocorreram mudanças no padrão de distribuição de alturas.

Palavras-chave: distúrbios, estrutura, floresta de galeria.

______________________

¹Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas das Faculdades de Ciências Humanas, biológicas e da Saúde de Primavera do Leste – Mato Grosso.

²Biólogo, Doutorando em Botânica UNB - Professor do Curso de Ciências Biológicas das Faculdades de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde de Primavera do Leste – Mato Grosso.  


ABSTRACT

The gallery forests accompany small rivers and streams in the Cerrado and are the richest and most diverse biome communities, in response to marked changes in their physical environment. The aim of this study was to assess and describe the changes in a twelve year period (1999, 2006 and 2011) in the distributions of heights of the community in a gallery forest (14 ° 43'09 .07 " S and 52 ° 21'39 .42" W), in Nova Xavantina - MT. 47 plots of 10 x 10m, which were inventoried, plated and identified all individuals with circumference at breast height (CBH ≥ 15 cm) and their respective heights were demarcated. In 2006 and 2011 individuals were reassessed. Distributions of heights of individuals in the community were calculated. There was a decrease in the number of individuals between inventories. It was found that most species was concentrated in the intermediate stratum, featuring community with a unimodal pattern type. Despite the negative effects caused by the action of anthropogenic disturbances caused by fire, decreasing the amount of individuals throughout the sample period. There were no changes in the distribution pattern of heights.

Key-words: disorders, structure, gallery forest.


INTRODUÇÃO

As matas de galeria estão associadas aos pequenos rios e córregos sendo a fitofissionomia de maior riqueza e diversidade no Bioma Cerrado (FELFILI, 2000). Essas matas são refúgios essenciais à sobrevivência da fauna, que buscam alimento e água escassos no período das secas (REDFORD e FONSECA, 1986). OLIVEIRA-FILHO et al. (1994) destacaram ainda que essas matas também contribuem para a regulação do assoreamento, da turbidez da água, do regime de cheias, da manutenção da perenidade das águas e da erosão das margens de rios e córregos.

Apesar da importância para a manutenção da biodiversidade, as matas de galeria encontram-se ameaçadas, principalmente aquelas localizadas no norte de Mato Grosso, na região conhecida como o “arco do desmatamento”, onde o avanço da fronteira agrícola tem representado importante ameaça à vegetação nativa (NOGUEIRA et al., 2008). As perturbações naturais e antrópicas são frequentes nessas comunidades, principalmente as enchentes sazonais e o fogo que causam alterações em sua composição florística, estrutura e dinâmica da vegetação (RODRIGUES, 2000; BATTILANI et al., 2005).

O fogo é uma das características ecológicas mais importantes no cerrado. Quando este distúrbio ocorre naturalmente nas estações chuvosas, raios podem iniciar incêndios durante as tempestades e, neste caso, a queima geralmente não se dissipa por mais de 1km² (FRANÇA et al., 2007). Porém, este distúrbio esta sendo frequente no bioma, causado principalmente pela ação do homem sendo a principal causa das queimadas no cerrado (COUTINHO, 1990). Especialmente durante as estações secas, quando agricultores queimam áreas para plantações e pastagem de gado e o fogo se espalha por centenas de quilômetros, neste caso, sem a chuva para apagá-lo (COUTINHO, 1990; FRANÇA et al., 2007).

A distribuição dos parâmetros de altura é uma ferramenta simples e bastante eficaz para o entendimento de importantes interações ecológicas, sendo utilizada para estudos de dinâmica, sucessão ecológica e conservação da biodiversidade (SILVA-JÚNIOR; SILVA, 1988; MARIMON; FELFILI, 2000; PAULA et al., 2004).

Os monitoramentos temporais da biodiversidade como o crescimento de árvores desempenham um importante papel na manutenção da estrutura, da diversidade e dos processos de ciclagem de nutrientes em florestas (SWAINE et al., 1987;). Estes dados fornecem informações sobre o funcionamento das comunidades ao longo prazo e a resposta das mesmas a distúrbios ocasionais (LÍBANO; FELFILI, 2006) como abertura de clareiras e a entrada de fogo.

Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar e descrever as alterações ocorridas em um período de 12 anos nas distribuições de alturas da comunidade em uma mata de galeria.

MATERIAL E MÉTODOS

ÁREA DE ESTUDO

O presente estudo foi realizado em uma mata de galeria (14°43’09.07"S e 52°21'39.42"W), município de Nova Xavantina, Mato Grosso (MARIMON et al., 2002). O Parque possui área total de 492 ha, dos quais 42 ha são ocupados pela mata de galeria (Figura 1) (ABAD; MARIMON, 2008).

[pic 1]FIGURA 1: Área de estudo, no município de Nova Xavantina, Mato Grosso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (392 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com