TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPONENTES SANGUÍNEOS

Ensaios: COMPONENTES SANGUÍNEOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 6

Leucócitos: Os leucócitos são células sanguíneas que protegem o organismo contra invasões de agentes estranhos. No sangue, existem cerca de 4 a 10 mil por mililitro. Os leucócitos circulam em quantidade menor do que as hemácias, numa proporção de 1 leucócito para cada 660 eritrócitos. Podem ser divididos em vários tipos celulares com características específicas. Os leucócitos granulócitos, assim denominados por possuírem grânulos ricos em enzimas, podem ser classificados em neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Os leucócitos agranulócitos são classificados em monócitos e linfócitos.

Neutrófilos: Os neutrófilos são os mais abundantes leucócitos no sangue. Existem dois tipos de neutrófilos: os bastonetes (imaturos) e os segmentados(maduros). Os neutrófilos ajudam o organismo a combater infecções bacterianas e fúngicas, fagocitando partículas estranhas. Quando a infecção bacteriana é aguda, há maior solicitação dos neutrófilos da medula e ocorre aumento dos neutrófilos imaturos no sangue, os bastonetes.

Eusinófilos: Os eosinófilos são encarregados de matar parasitas e destruir células cancerosas; estão envolvidos nas respostas alérgicas. Os eosinófilos possuem receptores para as imunoglobulinas IgE e IgG e para algumas proteínas do sistema do complemento.

Basófilos: Os basófilos também participam em respostas alérgicas. Possuem quimiotaxia, como os neutrófilos; tem também alguma atividade fagocítica. Sua principal função, porém, consiste em liberar heparina nas áreas de invasão do organismo, para evitar a formação de coágulos e permitir a fácil migração dos neutrófilos para a defesa contra a invasão.

Linfócitos: Os linfócitos são divididos em dois tipos principais: os linfócitos T, que auxiliam na proteção contra as infecções virais e conseguem detectar e destruir algumas células cancerosas, e os linfócitos B, que se transformam em células produtoras de anticorpos (células plasmáticas ou plasmócitos).

Os linfócitos são células com núcleo grande e sem grânulos citoplasmáticos. São responsáveis pela imunidade humoral, através dos linfócitos B, produtores de anticorpos contra diversos agentes estranhos ao organismo e pela imunidade celular, através dos linfócitos T.

Monócitos: Ao contrário dos demais tipos de leucócitos, os monócitos circulantes são considerados imaturos. Ao deixar a corrente sanguínea, eles alcançam os tecidos, onde sofrem a fase final da sua maturação para originar os macrófagos.

________________________________________

ERITRÓCITOS: Hemácias são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,0 x 106/mm³,1 em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 moléculas protéicas de estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém o ferro, cada íon ferro é capaz de se ligar frouxamente a dois átomos de oxigênio, um para cada molécula de hemoglobina), e a sua função é transportar o oxigênio (principalmente) e o gás carbônico (em menor quantidade) aos tecidos. Os eritrócitos vivem por aproximadamente 120 dias.

Estas células não possui núcleo e o seu citoplasma é rico em hemoglobina, que é responsável pela cor vermelha do sangue.Por conta da sua caraterística a hemácia é utilizada para diversas pesquisas, como osmolaridade de menbranas.

HEMOGLOBINA: A hemoglobina é uma substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue que contém ferro e tem como principal função o transporte de oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. A hemoglobina também ajuda no transporte de nutrientes para as células e recolhe as substâncias tóxicas, como dióxido de carbono, para depois serem expulsas do organismo.

GLOBULINA: Globulina é o nome que se dà às proteínas insolúveis em água, solúveis em soluções salinas, ácidas ou básicas diluídas, e coaguláveis pelo calor. Por eletroforese, é possível separar as globulinas plasmáticas em várias classes: alfa 1 globulinas, alfa 2 globulinas, beta globulinas e gama globulinas.

Globulinas alfa 1

Alfa globulina

Alfa 1-antitripsina: é responsável pelo acompanhamento da ação das enzimas lisossômicas

A TBG: Responsável pela criação do hormônio da tireóide. Transporta T3 e T4.

A alfa 1-glicoproteína ácida: Também conhecido como Orosomucoide, é um reagente de fase aguda sintetizada no fígado em resposta à inflamação e dano tecidual.

A RBP: proteína de ligação do retinol : transporta a vitamina A. Normalmente associada com albumina.

Globulinas alfa 2

Alfa globulina

O grupo dos alfa 2 globulina é composto dos seguintes elementos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com