TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPOSTAGEM

Exames: COMPOSTAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 16

Disciplina: Poluição Ambiental

Professor (a): Sarah Moreira

Curso: Meio Ambiente

COMPOSTAGEM

SOBRAL/CE

15/02/2012

Índice

1. Considerações Iniciais

2. Compostagem

3. Compostagem e biossólido

4. Fases da Compostagem

5. A função dos fertilizantes orgânicos

6. Fatores que interferem na compostagem

7. Substâncias geradas durante a compostagem

8. Sistemas de compostagem

9. Legislação do Brasil

10. Bibliografia

11. Anexo I - ABNT NBR-13591/1996

12. Anexo II - Decreto Nº 86.955

13. Anexo III - Como fazer uma composteira

1) Considerações Iniciais

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 1991) apud IPT (1995), os resíduos sólidos são depositados em 76% dos municípios brasileiros à céu aberto. Esse é mais um dado relevante do descaso com os resíduos no Brasil no início da década de 90.

A figura a seguir ilustra a porcentagem de municípios brasileiros e a forma de disposição de resíduos sólidos.

Portanto, podemos concluir que no Brasil, existe um campo promissor para trabalhos e estudos voltados à resíduos, principalmente aqueles relacionados à Geociências.

A grande maioria dos municípios brasileiros deposita seus resíduos de forma inadequada, necessitando de uma caracterização do meio físico direcionada à seleção de locais para sua correta disposição. Esse assunto será tratado no próximo módulo desse tópico.

2) Compostagem

De acordo com o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), compostagem é vista como o processo natural de decomposição biológica de materiais orgânicos (aqueles que possuem carbono em sua estrutura como: folhas secas, jornal, palha de cereais, entre outros), de origem animal e vegetal, pela ação de microorganismos. Esse processo de decomposição da matéria orgânica gera um material humidificado, de cor escura e que trás vários benefícios em relação ao solo e as plantas e é considerada uma das soluções a ser empregada em relação aos resíduos sólidos orgânicos.

Objetivos fundamentais da Compostagem são:

 Produzir um fertilizante natural;

 Estabilizar resíduos;

 Eliminar os agentes patogênicos;

 Reciclar os resíduos biodegradáveis;

 Reduzir o volume (e massa) dos resíduos.

Vantagens:

 O composto melhora a estrutura do solo e funciona como adubo;

 Reduz o uso de herbicidas e pesticidas;

 Reduz o uso de herbicidas e pesticidas;

 Reduz a contaminação e poluição atmosféricas;

 O composto tem fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos causadores de doença, no solo e nas plantas;

 Aumenta a capacidade do solo em termos de absorção de ar e água.

3) Compostagem e biossólido

Encontrar um destino sustentável para o lodo de esgoto (ou biossólido) ainda é um desafio para as empresas geradoras e seus colaboradores. Muitas vezes, o envio do resíduo para um aterro sanitário torna-se a maneira mais prática de solucionar a questão do destino, mas esta via nem sempre se mostra a mais econômica, a mais segura ou a melhor escolha do aspecto ambiental.

O uso agronômico do lodo de esgoto (biossólido), como fonte de matéria orgânica e nutrientes para as culturas, respeitando-se as exigências normativas estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores, não tem desapontado seus geradores nem tampouco seus receptores.

Algumas características tornam o lodo de esgoto um material agronomicamente interessante para aplicação no solo: em primeiro lugar, a concentração de nitrogênio e fósforo, por ser mais acentuada em alguns casos, chega a suprir totalmente as exigências de algumas culturas; em segundo lugar, ao se decompor, a matéria orgânica tende a transformar-se em uma substância mais estável, homogênea, de odor mais suave, de cor escura, conhecida por húmus. Uma das principais funções do húmus é modificar as propriedades físicas do solo, desta maneira aumenta-se a capacidade de retenção de água e nutrientes, melhora-se a estrutura e a aeração. Além disso, a presença de húmus no solo pode aumentar o aproveitamento dos fertilizantes minerais aplicados.

Entretanto, alguns lodos apresentam atributos que dificultam o uso agronômico (nesses casos o termo biossólido nem sempre é aplicável), por exemplo, o elevado teor de umidade, o mau cheiro, a presença de patógenos, a atração de vetores e a dificuldade para distribuição uniforme na superfície. Para utilizá-los em áreas agrícolas são necessários procedimentos relativamente dispendiosos para o gerador, entre eles o transporte especializado e ensaios laboratoriais exigidos para estimar a taxa de aplicação.

A compostagem, quando possível, constitui uma das melhores soluções para atenuar ou eliminar os fatores indesejáveis do lodo de esgoto. Por meio dela ocorrem as seguintes modificações no material primário: conversão biológica da matéria orgânica putrescível para uma forma estabilizada, destruição de patógenos, redução da umidade, remoção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com