TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostagem

Tese: Compostagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Tese  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 5

A compostagem é o processo de transformação de materiais rústicos, como galhos, folhas secas, cascas de vegetais e ovos, em adubo orgânico, utilizável na horta, no jardim e em larga escala, na agricultura.

Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microrganismos que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.

Dessa forma, uma pilha de composto não é apenas um monte de lixo empilhado ou acondicionado em um canto ou compartimento. É um modo de fornecer as condições adequadas aos microrganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.

Geralmente, a compostagem é vista como uma prática usual em propriedades rurais e centrais de reciclagem de resíduos.

Nas cidades, existe a crença de que lixo deve ser recolhido pela prefeitura e despejado em algum local bem distante, de preferência. Este prática errônea e degradante está sendo mudada, graças às ações práticas de movimentos organizados como ONGs, cooperativas de reciclagem e pelos avanços nas leis e normas ambientais em nosso país.

E o que eu, cidadão, posso fazer em minha casa para colaborar com a limpeza e a qualidade de vida do local onde eu vivo?

Uma ação prática e que qualquer pessoa que resida em casa ou apartamento pode fazer é a compostagem. Uma forma de produzir adubo natural, de ótima qualidade e de graça, além de contribuir com a administração pública de sua cidade, que gasta milhões e milhões de reais por ano em operações de construção de aterros, coleta e transporte de todo o resíduo produzido em nossa casa. Dinheiro que poderia ser utilizado em outros setores como escolas, hospitais etc.

Faça você sua composteira

Entre os muitos modelos de composteira, o mais comum são os engradados de pvc (comumente usados em supermercados para o transporte de compras). Com dois ou três engradados você pode montar um sistema de compostagem eficiente e que não ocupa muito espaço. Veja como:

Otimizando o espaço de sua casa:

Forre por dentro uma dessas caixas de pvc com uma camada espessa de jornal bem úmido, mais ou menos 6 ou 8 folhas. Depois de acomodar estas folhas de jornal faça furos no fundo (para a drenagem e oxigenação).

Preencha o fundo deste engradado com composto já pronto e com minhocas (providencie isso em algum sitio ou floricultura). Faça uma camada de mais ou menos 10 cm de espessura.

Pode utilizar vários itens do popular “lixo orgânico”: cascas de frutas, cascas de ovos, folhas de verduras, pó de café usado, guardanapo de papel (sem gordura).

Não use em sua composteira restos de alimentos como arroz, feijão, carnes, ossos etc. Além de demorar muito, esse tipo de material possui cheiro desagradável e pode atrair insetos.

Cubra todo o material com o composto. Isto atrairá as minhocas que iniciarão o processo de decomposição. Além dos milhares de microrganismos invisíveis que atuarão no mesmo processo.

Cubra tudo com mais uma camada de jornal úmido. O jornal tem que estar sempre úmido, caso contrário roubará água do material em decomposição, aumentando o tempo na transformação do lixo em adubo.

Coloque uma tampa (de preferência, pesada) em sua composteira. Isto auxiliará no processo e evitará a visita de indesejáveis insetos como moscas, formigas etc.

Compostagem doméstica é cultura e relaxamento

Observe por alguns dias quanto tempo as minhocas levam para comer uma determinada quantidade de lixo orgânico. Esta é a capacidade de reciclagem da sua composteira. À medida que as minhocas vão crescendo e se reproduzindo o consumo de resíduo orgânico vai aumentando.

Uma minhoca vermelha do composto (Eisenia foetida) pode comer o próprio peso em um único dia. Além disso, com apenas três meses elas já estão se reproduzindo, podendo depositar um casulo a cada semana. Cada casulo desses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com