TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostagem

Resenha: Compostagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

Compostagem

Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos para melhoria do solo e ser utilizado como adubo orgânico.

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

São denominada composteiras os lugares onde são colocados os materias para ocorrer esse processo biologio, essa o seu fundo tem blocos de cimentos.Na aula recebemos orientações do um pessoa experiênte na area, onde demos inicio a atividade pratica. Na composteira foi colocado o esterco cerca de 5cm a camada, folhas caidas de árvores cerca de 5 - 10 cm a camada, silagem 5 -8 cm as camadas um fina camada de terra e por ultimo a grama cerca de 10 cm a camada. Essas medidas das camadas era pré estabelecidaspelo orientador da aula.A cada camada de material colocada era molhada. Ao final faz pressão em cima da composteira para retirar as bolhas de ar que ficam no meio, pois elas não deixaria o material fermentar normalmente deixando o podre. No caso da aula foi pisado em cima da composteira.

O processo e anaerobico a liberação de nitrogenio e carbono. Estima-se uma temperatura nos primeiros dias de 70° - 80° a temperatura fica alta ate os primeiros 60 dias de repouso. Com o passar dos dias a temperatura tende a diminuir, fazendo a compostagem ficar pronta. Normalmente gasta cerca de 90 dias para se obter o materia pronto. Deve-se revirar o material para retirar um pouco da umidade e molhar uma vez por semana.

Na aula foi usado a silagem mais poderia ser usada cana-de-açúcar triturada.O esterco não necessariamente deve ser curtido, é melhor, pois evita o chorume.

Quando pronta pode ser usado em todos os solos enriquesse o solo e serve de adubo organio. Tem diferentes importancia como dar finalidade para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com