TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostagem

Resenha: Compostagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Resenha  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  684 Visualizações

1. COMPOSTAGEM AERÓBIA

A compostagem aeróbia como o nome sugere ocorre na presença de oxigênio, assim sendo, esta técnica exige a aplicação de forma natural ou artificial de oxigênio, que pode ser fornecida removendo o monte com tratores ou montando o que chamamos de leira com tubos introduzidos no meio deste monte onde enviaremos ar forçado com ventiladores ou compressores de ar. No sistema de compostagem optada por aeróbica, dificulta a presença do chorume liquido escuro proveniente da decomposição do lixo orgânico. A destruição da matéria orgânica nesse caso se torna mais completa e rápida. A compostagem conduzida em ambiente aeróbio, além de mais rápida, não produz odores putrefatos nem proliferação de moscas. As minhocas nesse processo faz um trabalho muito importante em pareceria com fungos e bactérias, o humo produzido através das minhocas são rico em cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

2.2.5 COMPOSTAGEM ANAERÓBIA

A compostagem anaeróbia, ao contrario da aeróbica ocorre na ausência de oxigênio. Esse tipo de compostagem causa no processo o chamado chorume liquido extraído da matéria orgânica depositada na composteira. A decomposição anaeróbica é mais lenta, gerando subprodutos em estágios intermediários de degradação, como a amônia e ácidos orgânicos, que são nocivos e contaminantes, como o gás sulfídrico, malcheiroso, conferindo efeito estético indesejado e toxicidade.

Nesse processo não existe presença de minhocas comum num processo de decomposição de matéria orgânica no solo devido à alta temperatura do processo de decomposição e também a falta de presença de O2.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com