TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é compostagem

Resenha: O que é compostagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

O que é compostagem

Compostagem é uma técnica ambiental para tratamento de dejetos.

Ou seja, ao invés de ter um passivo ambiental na sua propriedade com o risco dos dejetos atingirem rios e poluírem o solo, o produtor ganha a possibilidade te ter renda extra e fazer o seu próprio adubo orgânico.

O resíduo básico dos estábulos e currais (água, fezes e urina), geralmente lançados sem qualquer tratamento, no solo, nos lagos, nos rios, favorece a proliferação de moscas e exala gases com mau cheiro.

Pode ser obtida por p’rocessos físicos, químicos e bioquímicos e biológicos. A prática da compostagem tem sido bastante difundida nas zonas rurais com objetivo de reintegração no solo dos componentes fertilizantes.

Vantagens

As vantagens são atraentes, principalmente para os criadores de suínos. No entanto, é preciso que os produtores tomem alguns cuidados básicos para que os dejetos sejam manejados adequadamente.

A técnica de compostagem tem como principais vantagens a redução de massa, volume e micro-organismos patogênicos e permite a obtenção de um produto final com excelentes características fertilizantes, as quais devem ser aproveitadas de maneira consciente para produção vegetal.

Benefícios

O uso de matéria orgânica permite uma rápida correção da acidez do solo.

Redução da toxidez por pesticidas e de outras substâncias tóxicas.

Promove a solubilização de nutrientes em solos minerais

A matéria orgânica ajuda na retenção de nutrientes fornecidos quimicamente

Conclusao

Como qualquer processo biológico, a compostagem necessita de alguns fatores para garantir seu sucesso, entre eles, temperatura, umidade, pH e composição química do material. Este último é o mais difícil de ser controlado, pois fatores como a espécie animal, idade e dieta podem interferir de maneira significativa levando a grande variação dos resultados.

Os dejetos de suínos e as camas de suínos e aves podem constituir fertilizantes eficientes e seguros na produção de grãos e de pastagem, desde que precedidos dos ativos ambientais que assegurem a proteção do meio ambiente, antes de sua reciclagem .

Os benefícios econômicos dos sistemas de produção agropecuários com a utilização de resíduos orgânicos superam seus custos.

Os dejetos líquidos de bovinos em aplicação exclusiva ou combinada com adubação química foram eficientes na produção de milho forragem e grão.

Pode ser usada para:

Esterqueiras para dejetos bovinos

UTILIZAÇÃO DE BIODIGESTORES PARA TRATAMENTO DE DEJETOS SUÍNOS

APROVEITAMENTO DE BIOGÁS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE DEJETOS DE BOVINOS LEITEIROS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com