TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE CARBOIDRATO

Trabalho Escolar: CONCEITO DE CARBOIDRATO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  2.285 Visualizações

Página 1 de 3

CARBOIDRATO

INTRODUÇÃO

Segundo (LEHNINGER, 2006) os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na face da Terra, sendo formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). De acordo com (CAMPBELL, 2000), quando a palavra “carboidrato” foi inventada, referia-se originalmente a compostos com a fórmula geral. Entretanto, somente açúcares simples ou monossacarídeos encaixam-se exatamente nessa fórmula. Os outros tipos de carboidratos – oligossacarídeos e polissacarídeos – são baseados nas unidades de monossacarídeos e apresentam uma pequena diferença nas suas fórmulas gerais, alguns contendo Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre (S) nas suas fórmulas.

Segundo (CAMPBELL, 2000) mais da metade de todo o carbono orgânico do planeta está armazenado em somente duas moléculas de carboidratos – amido e celulose. Ambos são polímeros de um monômero, a glicose. A diferença entre eles é a maneira como as unidades de glicose estão organizadas. Os animais, incluindo o homem, têm uma enzima que reconhece a conformação helicoidal do amido e pode quebra-la em suas unidades de glicose, nossa principal fonte de energia.

Segundo (MURRAY, 2007), nas plantas a glicose é sintetizada por fotossíntese a partir do dióxido de carbono e da água e armazenada como amido ou utilizada para sintetizar a celulose das paredes celulares vegetais. Os animais podem sintetizar carboidratos a partir dos aminoácidos, mas a maior parte dos carboidratos animais é obtida das plantas. A glicose é o carboidrato mais importante. A maior parte dos carboidratos da dieta é absorvida para a corrente sanguínea sob a forma de glicose, e outros açúcares são convertidos em glicose no fígado. A glicose é o principal combustível metabólico para os mamíferos. Constitui um precursor na síntese de todos os outros carboidratos no corpo, incluindo o glicogênio, empregado para armazenamento; a ribose e a desoxirribose dos ácidos nucleicos; e a galactose presente na lactose do leite, nos glicolipídios e combinada à proteína nas glicoproteínas e proteoglicanos.

As doenças associadas ao metabolismo dos carboidratos consistem no diabetes melittus, galactoselia, doenças do armazenamento do glicogênio e à intolerância à lactose. Além de ser a principal fonte de energia para as células fotossíntecas, os carboidratos funcionam tanto como elementos estruturais como quanto de proteção nas paredes celulares bacterianas e vegetais e nos tecidos conjuntivos dos animais. Também agem como lubrificantes nas articulações esqueléticas e participam do reconhecimento de coesão entre as células (LEHNINGER, 2006).

Os carboidratos podem ser divididos em três classes principais de acordo com o número de ligações glicosídicas: monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. O termo sacarídeo é derivado do grego sakcharon que significa açúcar, embora nem todos apresentem sabor adocicado.

Monossacarídeos:

Os monossacarídeos constituem as unidades a partir das quais são construídos os dissacarídeos, os oligossacarídeos e os polissacarídeos (LEHNINGER, 2006). Os monossacarídeos são os carboidratos que não podem ser hidrolisados em carboidratos mais simples. Podem ser classificados como aldoses e cetoses, dependendo da presença de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com