TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de lamarckismo

Seminário: Conceito de lamarckismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2013  •  Seminário  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito de lamarckismo

Lamarckismo, também conhecido como Teoria de Lamarck, é a teoria da evolução feita por Jean-Baptiste Lamarck.

Características

De acordo com essa teoria, a evolução das espécies é devido a dois fatores, ou então duas leis: lei do uso e desuso dos órgãos e lei da herança dos caracteres adquiridos.

1ª Lei de Lamarck: Lei do uso e desuso dos órgãos

Esta lei afirma que os órgãos dos organismos e seres humanos se desenvolvem conforme suas necessidades e quando estão em desuso, eles se atrofiam.

O objetivo deste estudo era dar uma explicação as adaptações que os seres vivos sofrem a fim de ter uma relação harmoniosa com o habitat em que vivem. Assim, os órgãos sofrem alterações para se adaptarem ao ambiente.

Algum dos exemplos utilizados por Lamarck para comprovar sua teoria foram as aves que viviam no mar, afirmando que elas teriam se tornado pernaltas pelo esforço que faziam para esticar as pernas.

Entretanto, hoje sabemos que isso acontece com o uso da musculatura, por exemplo, mas não com os nossos órgãos.

2ª Lei de Lamarck: Lei da herança dos caracteres adquiridos

A segunda Lei de Lamarck diz que todos os caracteres e alterações sofridos por um indivíduo são repassados aos seus descendentes através de uma herança hereditária.

Um exemplo utilizado para que ele provasse a teoria eram as cobras, as quais possuíam ancestrais com pernas, mas como estas começaram a atrapalhar, as outras gerações nasceram sem pernas.

Esta lei foi questionada devido ao fato das características serem transmitidas através de genes entre DNA e RNA.

A aceitação de suas teorias na França não foi boa nem mesmo entre os seus colegas do Museu Nacional de História Natural. Já na Inglaterra, ela foi aceita por boa parte das pessoas, mas Lamarck não conseguiu convencer as pessoas daquele tempo sobre suas teorias evolutivas.

Conceito de Darwinismo

A teoria proposta por Darwin (Darwinismo) propõe, em resumo, que, na luta pela sobrevivência, os indivíduos portadores de variações (características) adaptativas às condições ambientais levam vantagem competitiva sobre os indivíduos que não as possuem. Os adaptados deixam mais descendentes, e os não adaptados são eliminados.

A essa eliminação diferencial dos indivíduos de uma espécie, Darwin denominou seleção natural. A seleção natural, atuando continuamente sobre uma espécie, pode modificá-la gradualmente, a ponto de originar uma nova espécie.

As idéias de Darwin podem ser assim resumidas:

1. Os organismos vivos têm grande capacidade de reprodução. Apesar disso, já que o suprimento alimentar é reduzido, poucos indivíduos chegam à idade de procriação. Disso decorre que os organismos com as mesmas exigências alimentares competem entre si, "lutando" constantemente pela existência.

2. Os organismos apresentam variações hereditárias e, portanto, transmissíveis. Algumas variações são mais favoráveis à existência do que outras, num determinado ambiente. Disso decorre que os organismos com as variações mais favoráveis num determinado ambiente, onde estarão mais capacitados a sobreviver e a se reproduzir nele do que os que possuem variações desfavoráveis.

Assim, cada geração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com