TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

Por:   •  2/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 12

 [pic 1]

  UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

AMAURY MIGUEL DA SILVA CRUZ

RELATÓRO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

MARAGOGI- AL

    2016

AMAURY MIGUEL DA SILVA CRUZ

RELATÓRO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

 Atividade apresentada como requisito parcial à obtenção de nota, na disciplina Estágio Supervisiona II, ministrada pelo prof: Ednaldo Farias, e o tutor: Jonathas Matias no curso de Ciências Biológicas à distância.

MARAGOGI - AL

      2016

SUMÁRIO

  1. Introdução.......................................................................................................04
  2. Desenvolvimento ....................................................................................05 á 10
  3. Conclusão.......................................................................................................11
  4. Referência.......................................................................................................12

          Anexos

Introdução

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas oferece na sua grade curricular, a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ES), e, esta permite que o educando possa identificar, descrever e conhecer as formas de organização do campo em que o profissional docente da área de Ciências  irá atuar. O estágio de licenciatura é uma exigência da lei de diretrizes e bases da educação nacional (nº 9394/96) e o cumprimento de sua respectiva carga horária é requisito exigido para conclusão de curso. O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – IFAL. Neste documento está inserido todo o trajeto do meu  estágio, que ocorreu entre o período de 30 de Maio a 11 de Junho de 2016, na Escola Estadual Ambrósio Lira, nas salas de aulas dos Primeiros Períodos “A” e “B” (EJA, Ensino Médio), em Passo de Camaragibe Alagoas. COLOCAR O TURNO

O estágio supervisionado como uma formação inicial não pretende ser completa, mas tem caráter de introdução sobre uma determinada área de conhecimento ou grau de ensino, dessa forma essa formação inicial precisa continuar e ser superada e completada no exercício da profissão, pelos futuros licenciados (ROSSO, 2007).

Para Oliveira (2009) a Prática de ensino e Estágio Supervisionado são instâncias privilegiadas de vivências de interações entre a teoria e a prática e devem ser positivas, favorecendo uma transição constante entre a teoria pedagógica e a específica da área, junto com os problemas colocados pela prática docente na escola.

A disciplina de Estágio Supervisionado é importantíssima, pois, é  no estágio que começamos a adquirir experiência, estar com os alunos, por em prática os conhecimentos adquiridos, conhecer a realidade de uma sala de aula E saber que o desafio é muito maior do que imaginamos.

Na prática de ensino, procura-se a integração entre a prática e os conhecimentos teóricos adquiridos, através de sua aplicação, reflexão, debate e reelaboração. Sendo que, muitas vezes é na prática de ensino que o licenciando em Ciências Biológicas terá o primeiro contato real e contínuo com a escola como espaço de produção e de conhecimentos (MENDES, MUNFORD, 2005).

Relatório de Estágio supervisionado II

O Estágio Supervisionado II, foi realizado na Escola Estadual Ambrósio Lira, no período de 19 de Outubro a 24 de Dezembro de 2016, que fica, localizada na Rua Fernandes Lima 127, Centro de Passo de Camaragibe – AL, onde eu, Amaury Miguel da Silva Cruz, realizei o Estágio de Regência, nas salas de aulas dos segundos Períodos “A” e “B” (EJA, Ensino Médio).

A escola fica localizada na zona urbana, próximo às igrejas, supermercados e entre as residências, ou seja, a escola fica numa localização privilegiada, as condições de acesso podemos falar que é a melhor possível, uma vez que, as ruas são pavimentadas e de fácil acesso. A Instituição não dispõe de parcerias com a comunidade ou outros tipos, (ONGs, associações, igrejas etc), e ainda sobre as partes estruturais da escola, a qual está bem estruturada, é composta de sete salas de aulas, um laboratório de informática, uma secretaria escolar, uma diretória, uma sala de professores/biblioteca improvisada, um banheiro para professores, um funcionários, dois banheiros para os alunos, um masculino e outro feminino, uma cozinha integrada à área de serviço com dois banheiros, um refeitório e dois espaços livre.

         Em relação aos profissionais lotados a escola dispõe de 07 professores do quadro e 13 monitores, na área operacional tem 06 serviços gerais, duas merendeiras, 01 agente administrativo e 05 vigias, segundo a direção da escola tem carência de pessoal (recursos humanos) sendo PREISO AINDA 02 agente administrativo uma secretária um coordenador pedagógico, uma bibliotecária e uma merendeira.  

OS Recursos disponíveis para o desenvolvimentos das aulas são: quadro branco, livros didáticos, Datashow, TVs, Dvds e  computadores. Todos os alunos entram na escola com fardamento nos três turno letivos, dispõem de alimentação os turnos matutino e vespertino, o noturno não dispõe porque não tem merendeira no período da noite. A escola atende uma demanda de 456 alunos divido em três turnos e 15 turmas sendo: (ver abaixo tabela de discriminação das turmas)

 

SERIE

TURMA

TURNO

QUANTITATIVO

A

MATUTINO

32

B

MATUTINO

33

C

VESPERTINO

33

D

VESPERTINO

33

E

VESPERTINO

34

A

MATUTINO

41

B

VESPERTINO

27

C

VESPERTINO

23

D

NOTURNO

27

A

MATUTINO

35

B

VESPERTINO

27

C

NOTURNO

21

2º PERÍODO

A

NOTURNO

32

2º PERÍODO

B

NOTURNO

32

3º PERÍODO

ÚNICA

NOTURNO

26

 TOTAL

456

Na escola existem presidentes de turmas, porém ainda não tem uma sala para que possa ser usada como grêmio estudantil.

No que diz respeito à formação continuada tanto dos professores quanto os funcionários, fica a cargo da Secretaria Estadual de Educação (SEE) a promoção destas formações, no que pude apurar em conversas informais com a diretora que em 2015 houve uma formação para os professores, com curso de formação oferecido pelo governo Federal com titulo de sismedio (simec) e os funcionários por conta própria estão concluindo um curso de formação continuada, pro-funcionário que o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) está oferecendo. Em relação à secretaria da escola, a mesma não dispõe de secretária, só existe apenas um agente administrativo que realiza as atividades concernentes com orientação da 10ª Gerência Regional de Educação (gere) e da direção da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (210.8 Kb)   docx (109.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com