TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  1/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA  EM EDUCAÇÃO FISICA

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        6

2        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2.1        O que eu transformaria? Muita coisa!”: os saberes e os não saberes docentes presentes no estágio supervisionado em educação física        7

3        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

4        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        10

5        PLANO DE AÇÃO        11

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        16

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado pode ser considerado um momento privilegiado de aprendizagem do aluno, pois, proporciona uma visão da realidade das escolas.

O estágio supervisionado adaptado devido covid 19 tem a oportunidade do aluno conhecer, vivenciar e contribuir, com turmas do ensino médio, a escola e discussão dos mecanismos de superação dessas dificuldades, fortalecendo a confiança e a participação no ambiente escolar.

                           Este relatório é uma produção final que tem por objetivo apresentar os resultados obtidos durante o estágio articulado ao referencial teórico. A complexibilidade do trabalho na Gestão em seus aspectos teóricos quanto em seus aspectos práticos, apresenta como desafio de integrar esses aspectos, sem contradições.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS
  1. O QUE EU TRANSFORMARIA? MUITA COISA!”: OS SABERES E OS NÃO SABERES DOCENTES PRESENTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Como alguns autores vêm sinalizando certo distanciamento entre a formação e a intervenção docente em Educação Física (BORGES, 1998; BRACHT, 2003; GONZÁLEZ, 2006; REZER; FENSTERSEIFER, 2008; FUZII et al., 2009), abre-se uma lacuna ao estabelecer uma aproximação entre estes dois contextos. Ao aprofundar as análises sobre a ação pedagógica dos futuros professores, mais especificamente sobre os seus saberes docentes mobilizados e/ou adquiridos no momento da intervenção docente, isto possibilitará apontar alguns avanços e/ou limitações desta formação inicial.

Somente dois destes futuros professores haviam tido experiências docentes antes do estágio supervisionado dentro do ambiente escolar. Outros dois futuros professores tiveram experiências docentes, porém nos programas de extensão oferecidos pela própria universidade. A média de idade destes futuros professores foi de 23 anos.

 O estágio foi realizado em uma escola pública da rede municipal, localizada na cidade de João Pessoa – PB. Esta escola desenvolve atividades nos dois nos turnos (diurno e noturno), sendo que no período da tarde (o da realização do estágio) funciona o Ensino Fundamental I. Neste período a escola dispõe de seis diferentes anos escolares, indo do préalfabetizante ao quinto ano, totalizando oito turmas de alunos. Ao total, são atendidas, neste período, mais de 200 crianças, cujas idades vão quatro a quinze anos.

A partir das análises realizadas nas reflexões escritas identificamos três grandes categorias de saberes docentes. Nestas categorias identificadas acabamos descobrindo algumas subcategorias de saberes. Estas categorias e subcategorias abordam os saberes docentes provenientes da intervenção pedagógica que foram construídos pelos futuros professores. A primeira categoria dos saberes, manifestados nas reflexões escritas, diz respeito ao saberes experienciais. Para Tardif (2008, p. 39), “estes saberes são conhecimentos que brotam da experiência e que terminam sendo validados por ela[...] eles incorporam-se à experiência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades” São um conjunto de conhecimentos que provêm das múltiplas vivências, entre elas a do saber-fazer pedagógico e do saber-ser-professor.

Vivenciar a escola no seu dia a dia, sua rotina, suas usualidades e costumes, ou seja, a cultura escolar, faz com que o professor adquira experiências (positivas ou não) e as incorpore à sua ação docente.

 A partir das reflexões deste saber docente, proveniente da prática, duas novas subcategorias passaram a se configurar. Estas subcategorias surgiram dos limites e avanços da teoria de Tardif (2008) e acabam reforçando ainda mais a questão do pluralismo epistemológico sobre os saberes dos professores, suscitada pelo próprio autor, tudo de acordo com interpretações em relação.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. Qual a função do regimento no ambiente escolar?

         Proposta de gestão democrática, assim ele possibilitará a qualidade do ensino, fortalecendo a autonomia pedagógica e valorizando a participação da comunidade escolar que está representada através dos órgãos colegiados, como, por exemplo, o Conselho Escolar e o grêmio estudantil. Outro objetivo do Regimento é o cumprimento das ações educativas estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico da escola.

As secretarias estaduais e municipais de educação disponibilizam em seus sites oficiais modelos básicos de regimento para que as escolas possam construir a sua versão com base em uma referência comum.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros marcos legais estaduais e municipais fazem parte do conteúdo de todo regimento escolar. Aqui, você pode acessar um modelo de regimento. Mas, lembre-se que ele deve ser adaptado à realidade da sua escola

2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?

O regimento deve conter informações sobre estrutura, organização e funcionamento da escola, funcionando como um dos documentos norteadores ( assim como o PPP) para que cada um saiba como proceder, em cada situação no dia a dia escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com