TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO 100% ONLINE CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.226 Palavras (33 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO 100% ONLINE

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        6

4        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        7

5        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        8

6        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        9

7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        11

8        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        12

9        RELATO DA OBSERVAÇÃO REALIZADAS NAS TURMAS        13

10        PLANOS DE AULA        14

11        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        26

12        RELATO DA REGÊNCIA        27

13        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        28

CONSIDERAÇÕES FINAIS        29

REFERÊNCIAS        30

INTRODUÇÃO

Produzir um texto apresentando os resultados obtidos durante a experiência do estágio e descritos no relatório, apresente apenas as informações mais importantes e relevantes, que realmente vão chamar a atenção do leitor e interessá-lo a ler o restante do seu relatório.

O que foi realizado?

Onde foi realizado?

Por que foi realizado?

Como foi realizado?

Quando foi realizado?

Quais os resultados obtidos?

De 0,5 a 1 página.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

   Artigo: O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin Juliana Campregher Pasqualini, busca explanar questões como desenvolvimento infantil, tendo como fundamento principal o papel do professor e o ensino. São inúmeras as idéias criticas sobre o tema, entre elas, em ser ter a escola infantil somente como instrumento para o ensino, até analisar e evidenciar o processo de ensino-aprendizagem, envolvendo as relações educativas pedagógicas. Enfatizando que a pesquisa de desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos é amparada para a formação de um professor, e em quais pressupostos a educação pode contribuir para o desenvolvimento. Exploraremos a perspectiva de três grandes nomes da psicologia.

Um dos principais objetivos da educação infantil é convívio social, onde ocorre o desenvolvimento, aprende a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades cognitivas e motoras, no artigo primeiramente se aponta a educação como direcionada a preparar o aluno para o ensino fundamental, desconsiderado seu papel próprio, não sendo vista como parte do processo de ensino-aprendizagem, focando na educação de pequenos alunos, lesionando o verdadeiro sentido da educação infantil.

De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil, BRASIL (1998, p. 28):

 A brincadeira favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos (...). Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca.

     Diante do pensamento de Vygotsky, professor é o protagonista da ligação entre aluno e conhecimento disponível no ambiente, de maneira concreta em que a criança se encontra, é o inicio do seu desenvolvimento, sendo os processos biológicos subordinadas ao desenvolvimento da cultura de origem, segundo ele o resultado do que o ser humano produz contrário ao que é dado pela natureza. O desenvolvimento infantil constitui-se na formação biológica social da personalidade, abrange o desenvolvimento biológico e cultural, mas não é uma mera mistura entre os dois, para ele, é a sociedade que age em primeiro plano e estabelece a conduta e o desenvolvimento humano, e não a natureza.

É impossível delinear exatamente os estágios do desenvolvimento psicológico infantil, pois cada criança vive de uma maneira, em ambientes com espaços e realidades diferentes. A lei genérica geral do desenvolvimento cultural de Vygotsky aponta que toda função no desenvolvimento infantil surge em ambos os planos sociais e psicológicos, sendo notado em primeiro plano e depois em segundo plano. Introduz-se na evolução da atenção voluntária, na formação de conceitos, no desenvolvimento dá lógica e da vontade, visto que esses fatores são desenvolvidos por funções psicológicos superiores que promovam o domínio do comportamento pela significação (criação de signos) que são estímulos artificiais.

     Leontiev defende que o professor conheça profundamente o processo de desenvolvimento infantil, para que possa estabelecer objetivos pedagógicos adequados e assim promover o desenvolvimento da criança, não basta ao educador apenas acompanhar o desempenho espontâneo de cada criança e sim verificar e administrar esse processo de forma racional.

     Elkonim, assim como Vygotsky, acredita que deve acontecer uma organização no ensino para um melhor desenvolvimento em cada etapa, para ele a implantação de atividades para adquirir conhecimentos, habilidades e desenvolvimento da criança, irá depender de a criança estar preparada quando chega à escola do ensino fundamental, determinada pela educação da primeira infância, onde a educação da criança de 0 a 6 anos tem como objetivo ensinar a pensar. Diante disso, conclui-se que o ensino estimula o desenvolvimento do educando em todos os níveis, é na mediação que o processo ensino-aprendizagem acontece, outro fator relevante é o meio em que está criança está inserida. O professor deve atualizar suas metodologias e inovar sempre, sendo um agente importante, pois ele que é o motivador da criança nesse processo de aquisição do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.2 Kb)   pdf (300.5 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com