TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo Renal

Trabalho Universitário: Calculo Renal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 2

Algumas doenças do sistema urinário

CÁLCULO RENAL

- O cálculo renal, conhecido popularmente como PEDRA NOS RINS, pode se formar quando a urina contém certas substâncias em excesso como oxalato de cálcio, ácido úrico e sais minerais que se cristalizam – se nos rins.

- A maioria das pedras começam a se formar nos rins extendendo - se nas vias urinárias, ureter, bexiga e uretra. Um dos maiores fatores para formação desses cálculos é a desidratação, alguns tipos de cálculos tendem a ser hereditários, os cálculos de cálcio são os mais comuns.

- Esta doenças é duas vezes mais comum nos homens, com faixa etária de 20 à 50 anos.

SINTOMAS

- Na maioria dos casos ocorre uma forte dor na parte inferior das costas ou em baixo das costelas extendendo - se ao testículo do mesmo lado da dor, ou nos grandes lábios nas mulheres.

- Se há infecção urinária é comum o aparecimento de febre, vontade de urinar constante e dor ao urinar. Em alguns casos o paciente pode urinar com sangue, com todos esses sintomas o indivíduo deve procura o mais rápido possível um médico, onde será encaminhado para realizar alguns exames tais como: ultra-som das vias urinárias e ou tomografia computadorizada.

TRATAMENTO

-Nas primeiras crises de dor, são utilizados analgésicos, os mais comum são TRAMADOL e ESCOPOLAMINA (administrados por via oral ou intravascular) e a ingestão de muito líquido.

-Na maioria dos casos recorre - se a cirurgia, a mas comum e LITOTRIPSIA EXTRACORPÓREA, o paciente e submetido a ondas de choques que quebram os cálculos dentro dos rins, facilitando sua eliminação pela urina. Há ainda instrumentos que são introduzidos pelas vias urinárias, este procedimento é conhecido como ENDOSCOPIA FLEXÍVEL.

PREVENÇÃO

- A melhor prevenção ainda é a ingestão de água, recomenda - se de 2 a 3 litros de água ao dia, evitar comer alimentos enlatados e ou embutidos, pois contém grandes quantidades de sódio (sal), evitar café, cerveja, refrigerante.

- Coma mais alimentos vegetais, legumes, frutas e grãos, limonada e suco de laranja são ricos em citratos, que reduzem as pedras nos rins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com