TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Gerais da Célula

Por:   •  31/12/2020  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

A célula 2001

- Células só surgem de células pré-existentes; núcleos só surgem de núcleos pré-existentes.

- DNA das células eucariontes maior que o das células procariontes (DNA humano 1000x maior que o da bactéria). E o DNA eucarionte, por ser mais complexo, requer mais controle que o DNA procarionte.

Formas e tamanhos celulares

- Células com formas e estruturas variadas, que estão associadas a especialização da célula, o seu papel de desempenho.

- Forma celular influenciada por: tensão superficial, viscosidade do protoplasma, ação mecânica que exercem as células contíguas, rigidez da membrana plasmática e especialização funcional da célula.

- Acebularia, alga verde marinha unicelular pode atingir de 10 a 12 cm de altura.

- Forma e lugar do núcleo é influenciado pelo formato da célula, e condições do citoplasma. Tamanho está ligado a ploidia do núcleo.

Interações núcleo-citoplasmásticas

- Partiram uma célula em duas partes: uma com o núcleo, e outra sem. A parte com o núcleo se desenvolveu e originava uma nova célula. A parte sem núcleo degenerava. Ex: Fizeram isso com uma ameba, e a parte sem núcleo nem emitia pseudópodos. A parte nucleada usava reservas alimentares da célula para crescer.

- Já a importância do citoplasma para núcleo está nos hormônios.

- Clonagem: implantar célula diferenciada em célula anucleada, que é uma das primeiras a formar vida (Óvulo e Zigoto); mostra que o crescimento só é possível pois o núcleo tem capacidade de retornar para expressões anteriormente expressas, por influência do citoplasma hospedeiro.

3 .1 - Métodos de Estudos da Célula

Coleta do Material biológico

Dependendo do material, existem formas diferentes de coletar o material

a) Montagem total

Coletar material fino ou transparente para ser colocado sobre a lâmina. A vatangem é a obtenção de células inteiras, podendo ser medidas e quantificadas. Ex: túbulos de malpighi, glândulas salivares, ovaríolos, mesentérios e membranas fetais dos vertebrados (ricas em matriz extracelular).

b) Esfregaço

Usado para experimentos que tenham células livres em líquidos (sangue, sêmen, hemolinfa). Coloca-se uma gota do líquido sobre a lâmina, promover deslizamento do líquido sobre a primeira lâmina. De forma que se forme uma camada de líquido sobre a lâminas. As células estão isoladas.

c) Espalhamento

Raspagem de mucosas do corpo (bucal, vaginal) com espátulas ou palitos. E deslizar o material raspado sobre a lâmina limpa.

d) Esmagamento

Esmagar material a ser analisado entre a lâmina e a lamínula. Pode-se colorar posteriormente. Método eficiente para se estudar células em mitose, com alta taxa de divisão; estudar céluls interfásicas

e) Decalque ou Imprint

Colocamos sobre a lâmina limpa núcleos inteiros de células de órgãos moles, como fígado. Nós cortamos uma parte do órgão, e lavamos em solução salina e com papel de filtro. Pressionamos o material, com uma pinça, sobre a lâmina. É como se estivéssemos carimbando a lâmina com o núcleo, e o núcleo fica impresso na lâmina. Método usado para ver quantidade de DNA, interações moneculares entre compostos DNA/proteína, textura da cromatina e análise do fenótipo nuclear.

f) Corte histológico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com