TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cegueira de cor

Tese: Cegueira de cor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Tese  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

DALTONISMO

O daltonismo acontece quando uma pessoa sente dificuldades em estabelecer diferenças entre as cores. Pode ser bastante suave quando apenas existe a dificuldade de distinguir entre algumas tonalidades da mesma cor. Ou pode ser bastante grave se não conseguir-mos estabelecer a diferença entre qualquer cor.

SINTOMAS DE DALTONISMO

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir:

• Dificuldade para enxergar cores e o brilho das cores de maneira normal

• Incapacidade de distinguir a diferença entre as tonalidades de cores iguais ou semelhantes

Muitas vezes, os sintomas podem ser tão leves que algumas pessoas não sabem que são daltônicas. Um pai ou mãe pode notar sinais de daltônismo quando uma criança está aprendendo suas cores.

Movimentos rápidos e lado a lado dos olhos (nistagmo) e outros sintomas podem ocorrer em casos graves.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito através de testes específicos que mostram, dentro de círculos de pontos coloridos,números compostos por pontos verdes e vermelhos. Os daltônicos não conseguem identificar esses números e às vezes identificam outros números.

TRATAMENTO DE DALTONISMO

Não há nenhum tratamento conhecido. No entanto, existem lentes de contato e óculos especiais que podem ajudar as pessoas com daltonismo a distinguir a diferença entre cores semelhantes.

HEMOFILIA

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal.

Existem vários fatores da coagulação no sangue, que agem em uma seqüência determinada. No final dessa seqüência é formado o coágulo e o sangramento é interrompido. Em uma pessoa com hemofilia, um desses fatores não funciona. Sendo assim, o coágulo não se forma e o sangramento continua.

SINTOMAS DE HEMOFILIA

Geralmente, os sangramentos são internos, ou seja, dentro do seu corpo, em locais que você não pode ver, como nos músculos. Podem também ser externo, na pele, provocado por algum machucado aparecendo manchas roxas ou sangramento. As mucosas (como nariz, gengiva, etc.) também podem sangrar. Os sangramentos podem tanto surgir após um trauma ou sem nenhuma razão aparente. Os cortes na pele levam um tempo maior para que o sangramento pare.

DIAGNÓSTICO

Se houver suspeita de hemofilia, ou a pessoa parecer ter problemas de sangramento, o médico tomará os históricos médicos pessoais e familiares. Isso revelará se o paciente ou alguém na família têm histórico de sangramentos e machucados freqüentes e/ou fortes.

O paciente provavelmente terá exame físico e testes de sangue para diagnóstico da hemofilia. Os testes de sangue são usados para descobrir:

* Quanto tempo demora para o sangue coagular.

* Se o sangue tem baixos níveis de algum fator de coagulação.

* Se um dos fatores de coagulação está completamente ausente do sangue.

Os resultados dos testes mostrarão se a pessoa tem hemofilia, de que tipo e o quanto severa ela é.

Hemofilias dos tipos A e B são classificadas como leves, moderadas ou severas, dependendo da quantidade de fator de coagulação VIII ou IX no sangue:

Hemofilia leve -> 5-30% da quantidade normal de fator de coagulação.

Hemofilia moderada -> 1-5% da quantidade normal de fator de coagulação.

Hemofilia severa -> menos de 1% da quantidade normal de fator de coagulação.

Hemofilia severa pode ocasionar sérios problemas de sangramento em bebês.

Desta forma, crianças com hemofilia severa são geralmente diagnosticadas durante o primeiro ano de vida. Pessoas com as formas leve e moderada de hemofilia podem não ser diagnosticadas até serem adultas.

Os problemas de sangramento da hemofilia A e B são os mesmos. Somente testes de sangue especiais são capazes de dizer que tipo de hemofilia a pessoa tem. Saber qual é o tipo de hemofilia é importante porque os tratamentos são diferentes.

TRATAMENTO DE HEMOFILIA

O tratamento é feito com a reposição intra-venal (pela veia) do fator deficiente. Mas para que o tratamento seja completo, o paciente deve fazer exames regularmente e jamais utilizar medicamentos que não sejam recomendados pelos médicos.

HIPERTRICOSE AURICULAR

É a presença de longos pêlos nas orelhas. Independente de ser herança dominante ou recessiva, sempre é passada de pai para filho.

SINTOMAS

Excesso de pêlos localizado ou generalizado. O conceito não inclui HIRSUTISMO, que é o excesso de pêlos em mulheres e crianças com padrão de distribuição do tipo adulto masculino.

A pessoa que sofre desta distúrbio geralmente fica isolada, discriminada e maltratada física ou psicologicamente, fato que torna a mais propensa a ter problemas psicológicos como depressão por exemplo.

DIAGNÓSTICO

É feito através de aconselhamentos genéticos e esta "doença" não tem tratamento.

CALVÍCIE

A queda de cabelo, ou calvície, é um problema que afeta sobretudo homens. Isto acontece pois o maior responsável pela calvície é a testosterona, hormona sexual masculina. Como nas mulheres esta hormona existe em muito menor quantidade, a incidência da queda de cabelo é igualmente menor.

SINTOMAS

Os sintomas dependem do tipo de queda de cabelo que você tem. Se o seu cabelo está rareando - lentamente com o passar do tempo - você pode notar que os cabelos estão caindo. Se estiver caindo, ao mexer no cabelo ele cai em tufos. Você pode perder cabelo por todo o couro cabeludo, o que é chamado de queda de cabelo generalizada. Ou ainda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com