TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centralde Material E Eseriliação

Casos: Centralde Material E Eseriliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 2

Central de Material e Esterilização

A Central de Material e Esterilização (CME) é um setor destinado a limpeza, a recepção, ao acondicionamento e a esterilização de materiais, assim como ao armazenamento e a distribuição dos itens esterilizados, assim, é de sua responsabilidade o processamento desses artigos, de forma a assegurar-lhes a quantidade e a qualidade necessária à realização de todos os procedimentos assistenciais para o desenvolvimento do plano terapêutico dos clientes (BRASIL, 2002; SILVA, 2008).

A CME tem grande importância para diversos setores do hospital, devido a sua relação com a prevenção e controle de infecção hospitalar. Ainda nos dias de hoje, existe um percentual de infecção hospitalar causada por artigos esterilizados de maneira incorreta por profissionais despreparados (PEZZI, 2009).

A essência da CME consiste em promover materiais livres de contaminação para serem utilizados nos mais diversos procedimentos em pacientes. Neste serviço são lavados, preparados, acondicionados, esterilizados e distribuídos todos os materiais para as Unidades de Internação, Centro Cirúrgico, Ambulatórios e todas as unidades onde necessitem de materiais esterilizados (APECIH, 2010). ,

Devido ao constante aparecimento e modificação de microorganismos, têm se dado uma maior atenção ao serviço prestado pela CME, pois grande parte de materiais hospitalares utilizados provém do próprio hospital, já que diversos insumos podem ser utilizados decorrentes do desenvolvimento tecnológico. Contudo, é necessário que haja enfermeiros qualificados para que todo o processo de desinfecção, esterilização e armazenamento estejam corretos para que o material seja considerado estéril (SOBECC, 2009).

Ao enfermeiro da Central de Material e Esterilização (CME) compete supervisionar e controlar as atividades desenvolvidas em cada uma das áreas da Central de Material Esterilizado assegurando o funcionamento correto da unidade, dando maior segurança na assistência ao cliente.

A CME é uma unidade de apoio técnico dentro do estabelecimento de saúde destinada a receber material considerado sujo e contaminado, descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, bem como, preparar e esterilizar as roupas limpas oriundas da lavanderia e armazenar esses artigos para futura distribuição. (SOBECC, 2007).

A Central de Material e Esterilização (CME) nos hospitais brasileiros vem acompanhando o desenvolvimento dos estabelecimentos de saúde. No início da década de 40, a limpeza, o preparo e o acondicionamento eram predominantes, realizados pelo pessoal de enfermagem, pela própria unidade de internação onde a CME se encarregava da esterilização.

O dimensionamento físico de uma CME deve levar em conta não só as recomendações mínimas determinadas legalmente, porém levar em conta o número de equipamentos e profissionais. Deve-se privilegiar o planejamento para atender perspectivas de crescimento hospitalar, mas evitando áreas muito extensas, que aumentam o desgaste da equipe. O dimensionamento da área física da esterilização deve considerar também a necessidade de ambientes de apoio, como depósito de material de limpeza, área para manutenção dos equipamentos de esterilização e desinfecção e salas administrativas (APECIH, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com