TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerveja e Suas Propridadaes

Por:   •  7/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Palestra : introdução ao universo das cervejas.

Cresceu-se exponencialmente nos ultimos anos a produção de cerveja artesanal , por definição é uma bebida fermentada a partir de cereais,  o malte de cevada é o principal insumo utilizado. Faz-se uso de agua, lupulos, codimentos, leveduras, etc. O cervejeiro produz o mosto e a levedura produz a cerveja propriamente dita, a apartir da legislação brasileira  a cerveja é a bebida obtida da fermentação do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e água pótavel, por ação da levedura e com adição de lúpulo.

As cervejas popularmente vendidas no mercado possuem a adição de adjuntos como açucar processado de milho e arroz, igredientes utilizados para baratear o produto. Fatos que fizeram o brasileiro se adaptar ao sabor de tais cervejas, que também possuem qualidade e principalmente repetibilidade, porem são mais neutras e possuem menor variedades de sabor, aroma.

A quem diga que sua descoberta data de 6000 a.c com os Sumèrios na Mesopotânia, a partir da fermentação do pão molhado. E de 2000 a.c, no periodo babilônico,quando havia-se a pratica da produção de cerveja por mulheres. Houve ,também, o consumo e produção da cerveja por monsteiros na idade media, mais popular que a água que possuia más condições sanitarias. Nos tempos modernos e a partir do conhecimento dos tempos de refrigeração, passou-se a produzir cervejas mais limpas, translucidas, amareladas. Durante 1876, houve estudos realizados por pasteur acerca do fermento e dos micro-organismos onde foi levantado a importancia da sanitização e higiene durante o processo, evitando o sabor de vinagre no mosto.

A agua influencia na estabilidade sensorial, espuma e produz drinkability na cerveja. O solvente precisa ser pótavel, porém há estilos de cervejas pelo mundo que são produzidos com agua de caracteristicas diferentes, possuem concentração de minerais variadas.

O malte é um grao de cereal germinado e seco, que possue sua ativação realizada por meio de pH, temperatura e uso de enzimas,podendo gerar sabor do cereal, sabor de casca de pão, mel, chocolate amargo café, etc.

A resinas e oleos essenciais do lupulo, trazem amargor sabor e aroma, gerando estilos derivados e por anos usadas como conservante.

A fermentação é obtida pelo estresse da levedura, gera como subproduto esteres,fenois,alcool etc. Em tal processo, há consumo de açucar e formação de alcool ,gas carbônico e aromas. A cerveja do tipo lager é um exemplo de produto com perfil sensorial mais neutro e possue poucas caracteristicas de fermentação, devendo assim, ter seu processo extremamente controlado durante esta etapa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com