TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

C:\fakepath\EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS SUSTENTÁVEIS.docx

Por:   •  7/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS SUSTENTÁVEIS

DILMA MARIA ALVES DE SOUZA DANTAS

TÓPICOS ESCOLHIDOS: TERRA I – RESÍDUO

                                           TERRA II – VEGETAÇÃO

MODÚLO IV – ATIVIDADE 3

DIAGNÓSTICO

A ESCOLA MARIA ANGÉLICA SOAVE, está localizada na região do Taboão – Guarulhos – munícipio de São Paulo. A escola gera muito lixo e o tipo de lixo (resíduos) que predomina é o papel. O caminho do lixo(resíduos) são recolhidos e levados para um Aterro Sanitário, localizado na região do Cabuçu, na cidade de Guarulhos – Estado de São Paulo. Dentro da escola não há separação dos resíduos, em dias alternados os resíduos são recolhidos pela Empresa Quitaúna – Administradora, responsável em recolher os resíduos da Cidade e levá-los até o Aterro Sanitário.

Há lixeiras no bairro, só que em situações precárias, é um bairro populoso onde as pessoas em sua maioria são de baixa renda, moradores de assentamentos sem-terra. Os moradores não compreendem a utilidades das lixeiras. A Prefeitura conserta para deixar o Bairro organizado e os próprios jovens e adolescentes são os vândalos diurnos e noturnos, não tendo fiscalização constante.

Procurei, junto com os moradores e as indústrias locais informações quanto ao hábito em separar os resíduos e compostagem, a maioria informou que até existe as lixeiras indicando, porém não separam e os restos de alimentos não são separados, enfim os resíduos são descartados sem a preocupação de separá-los. As indústrias, ainda se encontram em fase de planejamento, são projetos futuros estabelecer regras para os descartes de resíduos.

Não á pratica de queima de lixo na comunidade, pois a Quitaúna, empresa que recolhe os resíduos das residências, passam em dias alternados, suprindo as necessidades da comunidade local.

A área de vegetação da escola é composta, por pés de amoras, bananeira, Ipê amarelo, quaresmeira, jambo, aroeira branca, jambo e limão. Sem acesso aos alunos.

Existe áreas de lazer, como: mesas de ping-pong construídas de cimento, 1 quadro oficial e uma outra de tamanho menor, sala de jogos, sala de vídeo, anfiteatro, sala acessa (informática) e biblioteca. O acesso as áreas de lazer são permitidas apenas através de agendamento e plano de aula e se aprovado pelo coordenador. Quando falta professores os inspetores levam os alunos para estas áreas.

Há uma horta, conservada por pessoas que fazem parte da escola da família. A área foi cercada para que no horário de aula os alunos não tenham acesso e possam destruir o trabalho realizado.

Pode-se observar que o Bairro é populoso, os bairros são separados por praças conservadas pelos comerciários e pela Prefeitura da Cidade de Guarulhos.

Na escola não é construir um jardim, ou até mesmo uma praça, a maior parte da Escola é composta por alvenaria. Temos um galpão condenado, no caso deveria ser demolido, ficaria muito agradável, pois existe uma árvore linda de Ipê – amarelo.

Entorno da escola temos prédios e casas de alvenaria, bem como comunidades, as ruas são arborizadas, a escola sem dúvida ficaria muito linda se recebesse autorização da Prefeitura para ficar de posse de um terreno ao lado que serve de passagem de águas de um córrego.

O Bioma que a escola está inserida é da Mata Atlântica. Antigamente a cidade de Guarulhos, era coberta por vegetação arbórea, arbustiva e herbácea. Vegetação florestal, compreendendo a Mata Atlântica; arbustiva ou cerrado e cerradinhos; herbácea de campos de várzea, junto aos rios. O uso rural, a mineração e a crescente urbanização da cidade mudaram quase totalmente a situação inicial, restando em maior quantidade a floresta tropical na região serrana, onde predominam a mata secundária, havendo apenas o núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira. A presença de mata primária e extensas áreas de campos antrópicos. Com o crescimento da cidade restou apenas a vegetação da Serra da Cantareira, a maior mata ativa que sobrevive dentro do munícipio. Conforme informações um terço do Munícipio é coberto por vegetação de porte arbóreo. O munícipio participa da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV) outorgada pela UNESCO como patrimônio mundial. A RBCV fornece serviços ambientais importantes para o controle das ilhas de calor, redução de enchentes, poluição atmosférica e produção de água para Guarulhos por meio dos seus mananciais da Represa do Cabuçu e Tanque Grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com