TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACESSO ÀS ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS DA REALIDADE SICIO AMBIENTAL

Por:   •  16/9/2021  •  Monografia  •  7.859 Palavras (32 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM

MARIA DIVINA ALVES DA SILVA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O ACESSO ÀS ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS DA REALIDADE SICIO AMBIENTAL NO ANO DE 2019 NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA SANTANA NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ DO INAJÁ NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE COARI – AM.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COARI - AM

                                                              2021

MARIA DIVINA ALVES DA SILVA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O ACESSO ÀS ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS DA REALIDADE SICIO AMBIENTAL NO ANO DE 2019 NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA SANTANA NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ DO INAJÁ NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE COARI – AM.

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia, Campus Coari, como requisito final à obtenção do título de Licenciado (a) em Pedagogia.

Orientador: Prof. Josiel Souza da Silva

COARI - AM

                                                               2021

RESUMO

SILVA, Maria Divina Alves da. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O Acesso às Orientações Educacionais da Realidade Socio ambiental no Ano de 2019 na Escola Municipal Indígena Santana na comunidade São José do Inajá na zona rural do município de Coari – Am. 30 Folhas f. TCC (Curso de Pedagogia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, 2021.

Tendo como principal método de desenvolvimento a pesquisa bibliográfica e entrevista com moradores da comunidade indígena este trabalho aborda a realidade socioambiental daquela localidade no ano de 2019. Com esta proposta se procurou evidenciar as normativas educacionais que permeiam este tema interdisciplinar, buscando o embasamento nas leis da Constituição Federal assim como nas normativas educacionais do país. Desta maneira se procurou trazer uma reflexão das atribuições que devem ser exercidas nas instituições educacionais e principalmente as de origem indígena. Buscou-se também conhecer as práticas educacionais voltadas para a educação ambiental desenvolvidas na comunidade pela escola, assim como as influencias em relação ao meio ambiente promovidas pela instituição. A vida e costumes da comunidade também foram objeto de investigação, por isso também é indagado sobre as práticas do cotidiano dos moradores e de como as famílias abordavam o tema de preservação do meio ambiente em seus lares. A educação ambiental não deve ser um tema ou assunto a ser tratado apenas entre as paredes da instituição escolar, mas deve fazer parte da vida de qualquer ser humano que viva ou não em sociedade.

Palavras-chave: Pesquisa Bibliográfica, Realidade Socioambiental, Normativas Educacionais.

[pic 3]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................6

2 OBJETIVOS        8

3 REFERENCIAL TEÓRICO        9

3. 1 - Às orientações educacionais e a realidade socioambiental............................9

3. 2 - As metodologias educacionais voltadas para o meio ambiente....................13

3. 3 - As principais problemáticas em relação as práticas adotas para o meio ambiente.................................................................................................................16

4 PERCURSO METODOLÓGICO        18

5. ANÁLISE DOS RESULTADOS...........................................................................19

4. 1.        As principais metodologias educacionais voltadas para o meio ambiente e que é utilizada nas atividades pedagógicas da escola municipal indígena Santana...................................................................................................................19

4. 2.        As principais problemáticas existentes em relação as práticas adotas pela escola municipal indígena Santana e na comunidade escolar local.......................23

4. 3.        A realidade socioambiental e as orientações educacionais da escola municipal indígena Santana referentes a Educação Ambiental na comunidade....26

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

REFERÊNCIAS        30


1 INTRODUÇÃO

A humanidade vive uma cultura de risco, com consequências que muitas vezes transcendem à nossa capacidade de percepção, onde crescem sensivelmente as evidências de que elas podem atingir não só a vida de quem as produz, mas as de outras pessoas, espécies e até gerações.

Trata-se de uma crise ambiental sem precedentes na história, que se deve ao ilimitado poderio humano, com seus efeitos colaterais e resultados não-antecipados, que tornam inadequados os instrumentos éticos herdados do passado (CECAD, 2007).  Assim, a degradação ambiental, no âmbito mundial, tem introduzido nos debates a necessidade de uma mudança de mentalidade, de busca de novos valores, de uma nova ética, onde a natureza deixa de ser vista apenas como um cenário (PAREDES, 2008).

A educação, ao abordar as questões ambientais, busca alternativas para um “desenvolvimento sustentável” na qual haja mudança de mentalidade no ambiente escolar bem como da realidade sócio ambiental da comunidade são José do Inajá. Por meio aplicação de métodos analíticos multe e interdisciplinares.

Partindo desse pressuposto, o questionamento a se fazer são:  quais são as orientações educacionais com base na realidade socioambiental desenvolvidos na escola municipal indígena Santana no ano de 2019 no município de Coari? Quais são as atividades proposta por meio dessas orientações educacionais na escolar municipal indígena Santana? Estas questões permearão o trabalho de pesquisar para que haja uma clareza de informações assim como uma argumentação que possa ter aceitação perante a sociedade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.7 Kb)   pdf (687.2 Kb)   docx (805.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com