TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Morfologica

Por:   •  17/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

Tecido Conjuntivo

        É um grupo de diversos tecidos ricamente vascularizado e que se encontra abaixo do tecido epitelial, tem como função unir outros tecidos dando-lhes sustentação, preenchimento entre outras funções. É composto por células e por matriz extracelular que faz com que os impactos sejam absorvidos e tenha elasticidade, além de armazenar gorduras utilizadas na produção de energia, armazenar íons e auxiliar em vários processos metabólicos.

        Parte das células encontradas nos tecidos conjuntivos é produzida no próprio tecido, outra parte como no caso dos leucócitos são encontrados o interior desses tecidos. Dividido em células mesenquimais, fibroblastos, plasmócitos, macrófagos, mastócitos, células adiposas e os leucócitos.

Tipos De Células

  • Células Mesenquimais

        São células tronco encontradas na medula óssea com aspectos estrelados ou fusiformes. São as células responsáveis pela manutenção e renovação dos tecidos adultos devido à facilidade de se dividir e proliferar. Além da renovação celular as células mesenquimais apresentam outras propriedades muito importantes como anti-inflamatórias e anti-apoptoticas. Elas são capazes de se transformar em fibroblastos e em miofibroblastos ajudando na reparação do tecido.

  • Fibroblastos

        Consideradas como as células mais importantes do tecido conjuntivo e as mais comuns. Possuem um formato alongado, núcleo eucromático e um dos dois núcleos proeminente. Ele é responsável por sintetizar e secretar a maior parte da matriz extracelular além de digerir e reabsorver a matriz. Controla a qualidade e a quantidade da matriz através de sinais emitidos pelo organismo. Origina-se das células mesenquimais durante o desenvolvimento embrionário e age durante toda a vida de uma pessoa, em função da necessidade do organismo e da diferenciação das células mesenquimais a quantidade de fibroblastos aumenta como no caso de um processo cicatricial onde o organismo repõe a matriz celular que foi danificada por um processo inflamatório.

  • Plasmócitos

        São células derivadas do linfócito B após o contato com o antígeno e produzirem anticorpos, as imunoglobulinas.  São células grandes em formato esférico, e núcleo ovalado normalmente excêntrico, apresenta nucléolo bem desenvolvido, o citoplasma é basófilo devido a grande quantidade de reticulo endoplasmático rugoso. Entre o núcleo e o restante do citoplasma encontra-se o aparelho de Golgi muito bem desenvolvido devido a importante participação no processo de secreção de proteínas, ele apresenta-se de cor clara, por não ser corado pelos corantes usuais sendo assim conhecido como “imagem negativa do aparelho de Golgi”.

  • Macrófago

        São as segundas células mais comuns no tecido conjuntivo. É uma célula derivada do monócito que sai do sangue pela parede do vaso sanguíneo e se estabelece no tecido conjuntivo onde se transforma em macrófago. Seu núcleo é ovoide ou parecido com um rim, mede cerca de 10 a 30μm de diâmetro, o citoplasma apresenta reticulo endoplasmático rugoso bem desenvolvido. Além da função fagocitica os macrófagos são importantes na resposta imunitária produzindo e secretando um grande numero de moléculas. São encontrados por todo o tecido conjuntivo e se concentram em vários órgãos com a função de defesa do organismo.

  • Mastócitos

        São células numerosas no tecido conjuntivo da pele, dos sistemas digestórios e respiratórios, originam-se na medula óssea, circulam pelo sangue e entram no tecido conjuntivo onde ficam por alguns meses. Tem forma ovalada e possui núcleo esférico e central, o citoplasma é cheio de grânulos basófilos, localiza-se próximo dos vasos sanguíneos e medem em torno de 20 a 30μm de diâmetro. Em sua superfície encontra-se receptores de IgE secretadas pelos plasmócitos. Quando o antígeno se liga ao IgE promove a degranulação do mastócito liberando uma grande quantidade de histamina e outras substancias que dão inicio as reações alérgicas conhecidas como reações hipersensibilidade imediata ou anafilática. Os mastócitos são células que se auto recuperam e sintetizam novos grânulos.

  • Células adiposas

        São células ricas em lipídeos, com formato arredondado muito grande que armazenam gordura. Podem ser encontradas em grupos pequenos no tecido conjuntivo ou em grande quantidade nesse caso formando o tecido adiposo.

  • Leucócitos

        São células incolores e esféricas presentes no sangue, também conhecidas como glóbulos brancos. Originadas na medula óssea são encontradas na corrente sanguínea enquanto são transportadas para seu lugar de origem. Sua função é proteger o organismo contra infecções, alergias, resfriados, entre outros. Quando seu valor de referencia encontra-se aumentado no sangue devido alguma infecção ou doenças crônicas chama-se de leucocitose, e quando seus valores apresentam-se abaixo do valor de referencia, leucopenia. Também podem ser encontrados na urina devido a infecções urinarias, situações de doenças mais graves como o câncer e também pelo processo de envelhecimento natural da célula.

Classificação

        O tecido conjuntivo segundo a composição de células e de matriz extracelular é classificado em:

  • Tecido conjuntivo frouxo

        Encontrado no epitélio, responsável por envolver nervos, músculos e vasos sanguíneos linfáticos além de fazer parte de muitos órgãos e auxiliar no processo de cicatrização. É o maior tecido de distribuição do corpo humano.

  • Tecido conjuntivo denso

        Rico em fibras colágenas e fibras elásticas. O principal dele é o fibroblasto produtor de fibras. Auxilia na cicatrização e da resistência as forças de tração a ao estiramento. Não possui vasos sanguíneos e recebe nutrientes por difusão do tecido conjuntivo denso não modelado. Pode ser modelado ou não modelado.

  • Modelado: as fibras estão paralelas e organizadas pelos fibroblastos devido a tração feita em um determinado sentido.
  • Não modelado: as fibras estão em direções diferentes organizadas pelos fibroblastos, a resistência é exercida em qualquer sentido.
  • Tecido elástico

        Constituído por fibras elásticas encontradas nos fibroblastos e vasos sanguíneos. Responsável pela elasticidade aos ligamentos e as artérias e depois voltando à forma original.

  • Tecido reticular

São tecidos que contem uma grande quantidade de fibras reticulares sintetizadas pelas células reticulares. Podem ser encontrados nos órgãos que tem função hemocitopoética.

  • Tecido mucoso

De consistência gelatinosa devido a presença do acido hialuronico, composto por fibroblastos e encontrado principalmente no cordão umbilical.

  • Tecido adiposo

Composto pela matriz extracelular e por células adiposas. Surgem das células mesenquimais no quinto mês de vida fetal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (218.8 Kb)   docx (153.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com