TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao às Ciências Morfológicas

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 4

Morfologia Humana

Respostas das questões referentes ao Guia de Estudo

Parte I - Introdução às Ciências Morfológicas

1. Os tecidos fundamentais são :

  1. Tecido Epitelial - Divide-se em epitélio de revestimento e epitélio glandular. Além disso, podem ser classificados de acordo com seu número de camadas  sendo, então, simples ou estratificado e são classificados também quanto à forma das células que podem ser cúbicas, pavimentosa ou colunares. Existem ainda os tipos especiais de epitélio que são o epitélio pseudo-estratificado e epitélio de transição.
  2. Tecido Muscular -  Divide-se em tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular cardíaco e tecido muscular liso.
  3. Tecido Nervoso - É dividido em Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico, e Sistema Nervoso Autônomo.          
  4. Tecido Conjuntivo - Este é dividido em mesênquima (tecido embrionário)  e tecido conjuntivo mucoso. Quando Maduro divide-se em tecido conjuntivo frouxo (areolar, reticular e adiposo), tecido conjuntivo denso (modelado, não modelado e elástico), tecido conjuntivo cartilaginoso (cartilagem hialina, fibrocartilagem e cartilagem elástica), tecido ósseo e tecido conjuntivo líquido (sangue e linfa)      

2.  Para confeccionar uma lâmina histológica, as seguintes etapas são necessarias: macroscopia, clivagem, processamento, inclusão(parafina), bloco, microtomia, desparafinização, coloração, lâminas e microscopia.

3. A etapa da fixação torna-se importante porque ela retarda o efeito do post mortem, ou seja, retarda o efeito da putefração.

4. A etapa do corte do tecido é denominada de clivagem.

5. Geralmente são utilizados dois corantes para a coloração das lâminas: a Hematoxilina e Eosina. Enquanto esta é um ácido que cora as estruturas básicas da célula como o citoplasma e a matriz extracelular, aquela é uma base que dá cor preferencialmente aos componentes ácidos celulares como os núcleos.

6. O ser humano é dividido basicamente em cabeça, pescoço, membros superiores, tórax e membros inferiores. Na cabeça é onde encontra-se o crânio; nos membros superiores está localiza a raíz-cintura escapular onde estão os braços, antebraços e as mãos; no tórax é possivel localizar a cavidade toráxica o  músculo do diafragma e a cavidade abdominal; aos membros inferiores está ligada a raíz-cintura pélvica, no qual ligam-se as coxas, pernas e pés.

7. Os planos de delimitação do corpo humano são :

  1. Superior ou Cranial;
  2. Inferior ou podálico/ caudal
  3. Anterior ou ventral
  4. Posterior ou dorsal
  5. Lateral Esquerdo e direito

8. Os planos de secção do corpo humano são :  

  1. Sagital Plano - Divide o corpo em direita e esquerda ( antímeros direito e esquerdo);
  2. Transversal - Divide o corpo em fatias chamadas de metâmeros;
  3. Frontal ou Coronal - Divide o corpo em parte da frente e parte de trás (paquimeros anterior e posterior).

9. A posição anatômica é de extrema importância pois ela é um referencial para que se possa localizar e descrever as estruturas anatômicas, padronizado a todos os atomistas ou profissionais da saúde. Para que um indivíduo esteja nesta posição, é necessário que o mesmo esteja em pé (bípede), com o tronco ereto e com o pesoço e a cabeça alinhados ao tronco. Além disso, seus membros superiores devem está estendidos sobre ele com as palmas das mãos voltadas para frente, já os seus membros inferiores devem está aduzidos e os dedos dos pés devem está apontados para frente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com