TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias na educação básica

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.860 Palavras (24 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 24

Simone Leite da silva

MÓDULO:

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 120h

-+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. 1. Com base no texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou” explique como ocorreu a origem do universo.

tudoTudo começou com uma grande explosão ou seja o famoso bing-bang para eles tudo que existe no universo,veiouniverso, veio deumade uma bolha como uma sopa quente ,quente, que começou a crescer,ecrescer, e deu origem a toda matéria que conhecemos.Aconhecemos. A medida que ela crescia, a bolha mudava ela ficou bem más fria.atéfria. Até ela completa 500mil anos ,aanos, a temperatura da bolha era de 10 mil graus Celsius,comCelsius, com o tempo as partículas também começaram a ficar diferentes umas das outras.essasoutras. Essas partículas minúsculas foram se juntando e formando átomos cada vez masmais pesado.

2. 2. Você conhece outras teorias que prpor ocuramocorram explicar como o Universo surgiu? Caso a resposta seja sim, descreva sua teoria.

Sim, a de adão e évaé vá que jesus a fez sua imagem e semelhança ,massemelhança, mas eles não poderiam comer do fruto proibido,paraproibido, para que nós vivêssemos no paráiso.Eparaíso a filha de uma mãe não resistiu e comeu o fruto por suasuas causas vivemos neste mundo cheio de problemas.

a) Após descrever sua teoria, compare-a com a teoria do Big BangBangu. Uma teoria não tem nada a ver com a outra porque no bing-bang tudo começou com uma grande explosão, e na outra Deus fez um casal a sua imagem e semelhança para que eles pro criassem.

3. Com base na leitura do texto “O sistema solar” e o texto ”Planetastexto” Planetas”, pesquisem sobre os movimentos de rotação e translação dos planetas e complete a tabela abaixoAbaixo.

PLANETASPLANETAS

ROTAÇÃOROTAÇÃO TRANSLAÇÃOTRANSLAÇÃO Número de satélites (luas)NÚMERO DE SATÉLITES (LUA)

Mercúrio 59 dias 88 dias Não tem

Vênus 243 dias 225 dias Não tem

Terra 23,9 h 365,256 dias 1

Marte 24 h 687 dias 2

Júpiter 9 h, 50 min,

245 segseg. 12 anos 16 e 60

Saturno 1. 10 h 10 HORAS E 15 MINUTOS15 minhoras e 15 min 29 anos 17 e 31

Urano-

neturno

UranoRANO 18 horasHORAS 84 anosANOS 27 SatélitesATÉLITES

Netuno 17 horas 165 anos 13 satélites

NETUNONetuno 17HORAS 165 ANOS 13 SATÉLITES

4. Defina:

a) Universo: pode ser definido como o conjunto de toda a matéria disseminada no espaço os corpos celestes(celestes (corpos celestes são planetas ,estrelasplanetas, ,cometasestrelas, ,satélitescometas, satélites etc.)

a)galáxia;éa) galáxia; é um grande conjunto de bilhões de estrelas ,planetas,nuvensestrelas, planetas, nuvens de gás e poeira e outrose outros objetos astronômicos unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro decede massa comum.

c) Astros;,éAstros; é a denominação dada a todos os corpos celestes,oucelestes, ou seja os corpos presentes no universo.

d) Sistema Solar :Solar: é o conjunto formado pelo sol,corpossol, corpos celestes,seuscelestes, ,satélitesseus, ,asteróidessatélites, ,easteroides, e cometas que giram aõao redor do sistema solar.Atualmentesolar. Atualmente considera-se que o sistema solar é formado por oito planetas.

e) Satélites:éSatélites: é um celestes que orbita entre um planeta e outro,emfimoutro, em fim a lua.

5. Com base na leitura do texto “As fases da Lua e sua influência no dia-a-dia” elabore uma cruzadinha usando as informações do texto com dez perguntas que deverão atender a faixa etária dos alunos da 4º série do ensino fundamental.

1-qual é o segundo astro mais importante para os índios? (lua).

2-Qual a lua que os bichos ficam agitados? (cheia).

3-qual é é a lua que indica abundância de peixes? (minguante).o satélite natural de nosso planeta?

4-Qual é o eixo queeixo que certas regiões da terra se aproximan mas da terra? (Rotação) 5-Qual é o significado de lua para o nosso planeta?(satélite). 5-Para que os índios aproveitam as fases luna

r? 6-A lua cheia é sinôonmimno dee ? (Fartura).

7-Como os cientistas chamaamn o mérito de conhecimentos? (Empírico).

8-Qual é o ciclo que os índios observaram que existe? (Lunar).

9-Qual o nome do povo que passava seus conhecimentos?(Indigenas)Por quantas fases diferentes a lua passa?

310-As tribos começam logo após de qual lua? ( nova)

6. Os satélites dos planetas são denominados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com