TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clonagem Humana

Monografias: Clonagem Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  1.154 Visualizações

Página 1 de 5

CLONAGEM HUMANA

1 INTRODUÇÃO

Uma breve introdução a clonagem humana, podemos iniciar com o Reino Unido que foi o primeiro pais que legalizou a clonagem de embriões de seres humanos, também proibindo a clonagem para fins reprodutivos. Desde o surgimento da primeira experiência de clonagem com a ovelha Dolly, em 1997 , até a decisão do Parlamento inglês, que autorizou a clonagem de embriões humanos, a ciência tem despertado muitos questionamentos sobre este assunto.

Com a tecnologia e estudos evoluindo a cada dia, o percurso do genoma humano e sua aplicação tem repercutido na sociedade cada dia mais. A clonagem humana traz a discussão sobre as necessidades individuais de cada um, sendo que uma parcela da população que pensa poder satisfazer o desejo de vida eterna, ou até mesmo continuidade cientificamente programada.

Poucas questões são tão polêmicas como o assunto abordado, assim, surgem necessidades de um maior conhecimento e reflexão, como o das questões éticas, com a necessidade de reconhecer o valor da vida humana e a qualidade de vida, não podendo também deixar de abordar as questões legais partindo dos princípios constitucionais que visam assegurar a proteção da vida humana e de suas características relacionadas à dignidade, identidade do ser humano, questões éticas e teológicas que serão abordadas neste trabalho.

2.CLONAGEM HUMANA

O tema clonagem humana foi muito especulado por grande parte do século XX e por volta dos anos 60 o assunto começou a se tornar mais sério, sendo que em 1966 a geneticista Joshua Lederberg defendeu a clonagem e a engenharia genética em um artigo no American Naturalist onde foi a vencedora do prêmio Nobel.

A Clonagem significa a reprodução assexuada de um ser humano, a partir de uma célula ou de um conjunto de células, geneticamente manipuladas, sendo realizada de duas maneiras. A clonagem reprodutiva, que objetiva a reprodução de clones humanos, ainda não foi realizada e é ilegal em muitos países. Esta consiste em uma técnica que permite criar criança geneticamente idêntica a um indivíduo já existente, ou seja, fazer nascer um novo indivíduo por meio de uma técnica de transferência de núcleo de uma célula somática para um óvulo enucleado (extraído o núcleo), sendo uma reprodução de células geneticamente idênticas, não se destinando a ser implantadas em um útero. Por outro lado, existe a clonagem terapêutica que envolve a clonagem de células de um adulto para uso em medicina e é uma área ativa de pesquisa, com a finalidade de produção de tecidos ou órgãos, partindo de embriões ou células imaturos, com capacidade de auto regeneração, com objetivo de reparar tecidos danificados.

3. ASPESTOS TEOLÓGICOS E A CLONAGEM HUMANA

Partindo do princípio teológico que Deus é o criador, criou o homem e a mulher: "Deus criou o homem e a mulher e lhes disse:" Sede fecunda multiplique-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra “(Genesis 1:26-31), a Igreja condena o ato de clonagem humana, pois alega que é uma ofensa para a dignidade humana. Questões teológicas sempre geram muita polêmica, principalmente quando relacionado a vida humana, se o ser humano é criado por Deus ,como pode o homem querer dar a origem a uma vida? Para que a clonagem fosse aceita teologicamente, haver-se-ia de reconhecer, a pessoa clonada, as dimensões corpórea e espiritual de todo ser humano. A indissociável unidade do corpo e espírito, que justifica a dignidade cristã, repele que o ser humano assuma a função de criador e de manipulador dos seus semelhantes.

Por essas razões, algumas questões continuam sem resposta ante uma possível aceitação da clonagem: Essa nova criatura será utilizada para que fins e propósitos? Esse novo ser clonado tem uma alma e pode ser considerado filho de Deus? Esses questionamentos preocupam a teologia e desafiam os líderes espirituais das diversas denominações religiosas.

4.ASPECTOS LEGAIS RELACIONADOS À CLONAGEM HUMANA

Para iniciarmos o questionamento sobre clonagem humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com