TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Biológicas - Produção Textual Individual

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Inicialmente, é de suma importância conhecer sobre uma doença que é simples de ser contraída e ao mesmo tempo saber que a Toxoplasmose Congênita pode causar sérios danos à vida do ser humano. O texto em que serviu de base para a realização do trabalho, alerta justamente sobre a questão do cuidado em que se deve ter à ingesta de água e alimentos que podem estar contaminados pelo protozoário Toxoplasma Gondii, sem contar que, o gato é um animal chave para a continuação do ciclo epidemiológico da doença.

2 DESENVOLVIMENTO

Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gondii, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos. O ser humano e animais também podem ser hospedeiros do parasita, mas não definitivo.

O cisto do tipo Toxoplasma Gondii é um parasita muito comum no mundo, podendo ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente se a carne for crua ou mal passada em especial a carne de porco e de carneiro e de vegetais que abrigam os cistos após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros.

Quando o organismo humano é infectado, pode atingir o coração, o cérebro e músculo estriado. Uma pessoa que leva a vida saudável, seu sistema imunológico a defende tornando o parasita inativo dentro do organismo. Por outro lado, se a pessoa não tiver uma boa resistência imunológica a infecção pode ser ativada e causar sérios danos à saúde.

A Toxoplasmose não é contagiosa entre seres humanos, com exceção da infecção por Toxoplasmose Congênita que é uma doença que resulta na transferência transplacentária para o concepto, mas nem sempre ocorre a transmissão, podendo ter o risco de 40% e aumentar com o passar da gravidez.

O Toxoplasma Gondii é um protozoário microscópico do filo apicomplexa, que parasita aves e mamíferos, tendo como seu principal hospedeiro definitivo os felídeos. Caracteriza-se por ter dois tipos de hospedeiros: um definitivo e o outro intermediário. O gato (doméstico ou selvagem) é o hospedeiro definitivo o que significa que é nestes animais que são produzidos os oócitos (ovos), já os hospedeiros intermédios podem ser infectados mas não produzem ovos.

O ciclo: os ovos não esporulados são eliminados pelas fezes do gato. Esporulam no meio ambiente tornando-se infecciosos. Os ovos são eliminados em grandes quantidades. Os hospedeiros intermédios (pássaros e roedores) podem ser infectados após a ingestão do solo, água ou material orgânico, como plantas que estejam contaminados.

Os gatos são infectados após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com