TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clorador artesanal

Por:   •  28/10/2015  •  Artigo  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

TRABALHO INTEGRADO

Ciências Biológicas - 3º e 4º Períodos

“Impacto dos Resíduos Domésticos na Saúde Humana e Ambiental na Região de Santo Antônio de Roças Grandes, Sabará/MG”

POTENCIAL RISCO DE TRANSMISSÃO DE ENTEROPATÓGENOS DE VINCULAÇÃO HÍDRICA NA REGIÃO DE SANTO ANTÔNIO DAS ROÇAS GRANDES - SABARÁ/MG

Alessandro Fumio Miyamoto

Leander Almeida Silva Santos

Lucas Vilela Martinho

Vinícius Siqueira Ferreira

INTRODUÇÃO:

A água é uma substância fundamental para a existência de todas as formas de vida na terra , ocupando três quartos do globo terrestre e  cerca de 70% da área total do planeta.  A maior parte está concentrada nos mares e oceanos, em cerca de 90%, 2,5% na forma de  icebergs e geleiras nas calotas polares e o restante em cerca de 0,007% é distribuído nos rios, lagos e diversos outros reservatórios espalhados pelo planeta (CORDÉLIA, 2006).

O Brasil é um dos países privilegiados em relação a quantidade de água disponível, principalmente na oferta de água doce. O país possui disponível cerca de 13,7% de água doce do planeta, dessa totalidade 70% encontra-se na bacia Amazônica, a maior bacia do planeta. (PERLMAN, 2001).

Em relação ao organismo humano a água é o principal componente para a manutenção da vida. Ocupa cerca de 70% do organismo adulto exercendo funções diversas como o principal solvente de líquidos, regulação a temperatura corporal através do processo de transpiração, tem função lubrificante nos órgãos, atua no transporte de moléculas e íons importantes além de participar da eliminação de toxinas e substâncias nocivas ao nosso organismo (PAULINO, 1992)

 Na natureza a água não é encontrada purificada, seu alto poder de dissolução, faz com que ela tenha em sua composição vários outros compostos dissolvidos e imperceptíveis, o grau de concentração dessas substâncias determina seu padrão de potabilidade. Na natureza pode apresentar elementos como magnésio, zinco, cálcio e até mesmo elementos radioativos (GIBSON, 1990; BURTIS & ASHWOOD, 1994).

A água destinada ao consumo humano não pode conter substâncias tóxicas como também bactérias, vírus, parasitas, e outros agentes que possam comprometer a saúde da população. Se não for tratada corretamente, torna-se um importante veículo de agentes responsáveis por doenças entéricas, dentre elas, a diarreia está entre as principais causas de mortalidade infantil no Brasil e no mundo.

O Ministério da Saúde é responsável pelo controle e vigilância da água. Estabelece que ‘Toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade. O padrão de potabilidade estabelece a ausência de Escherichia coli e coliformes totais em 100ml da amostra analisada (BRASIL, 2014).

As infecções causadas por enteropatógenos se tornam gradativamente um grande problema de saúde pública. Os enteropatógenos são transmitidos ao homem principalmente através da água e até mesmo pelo consumo de alimentos contaminados pela água de irrigação contendo matéria fecal.

Alguns enteropatógenos encontram-se numa classe de microrganismos que possuem a condição de se manter viáveis em certos ambientes e com potencial capacidade de causar infecções, dentre elas destacam-se os microrganismos da família Enterobacteriaceae como linhagens enteropatogênicas de E. coli , Shigella spp e Salmonella spp, além de Vibrio cholerae. Vírus também representam um risco a saúde da população, como exemplos o vírus da hepatite A e norovírus, ambos sendo de vinculação hídrica.

A pequena dimensão dos vírus (nanômetros) justifica, a ineficiência dos processos de filtração empregados nas estações de tratamento de água e esgoto, para a remoção de bactérias e parasitas (TAVARES et al., 2005; REVOLEDO; FERREIRA; 2009).

Dessa forma, na avaliação da qualidade da água tratada, a ausência de coliformes não constitui indicador suficiente de potabilidade. Assim, as análises de contaminação ambiental devem ser completas, contemplando vários agentes, já que vírus e bactérias podem ou não estar presentes na mesma amostra (BRASIL, 2007; BIRKS HILLS, 2007).

A maioria dos casos de diarreia infecciosa aguda ocorre de forma endêmica, especialmente nas populações menos favorecidas. Numerosas epidemias da doença, associadas a diferentes agentes etiológicos foram detectadas nas mais diversas localidades nos últimos tempos. A ocorrência desses surtos demonstra tanto a vulnerabilidade do ser humano como a gravidade potencial da doença. São, geralmente, resultantes de falhas nas medidas publicas de prevenção e vigilância e nas medidas individuais de higiene, não poupando, potencialmente, qualquer individuo, mesmo habitantes das nações mais desenvolvidas do mundo (BAKER et al., 2002).

As nascentes apesar de serem de extrema importância para o ambiente, como potencial fonte hidrológica não são alvos comuns de pesquisas e estudos de monitoramento. A origem dessas nascentes parte do ciclo da água, comumente a água atinge aquíferos e lençóis freáticos profundos no interior do solo, posteriormente à água é escoada pela superfície ou internamente e desemboca nos rios, lagos, etc.

Belo Horizonte, capital mineira, não é banhada diretamente por nenhum rio, embora em seu entorno existam diversas fontes de água. A cidade, assim como o seu entorno é alimentada por córregos e canalização, tornando o abastecimento de água potável possível. Existem duas sub-bacias hidrográficas que fazem parte deste sistema de alimentação, o Ribeirão Arrudas que possui 154 nascentes, este pertence a bacia Rio das Velhas com 206 km2 no total e um curso central de 47 km, seguido pelo Ribeirão do Onça com 136 nascentes, sua área possui em torno de 212 km2 com um curso de aproximadamente 38,7 km de extensão (CARLOS, 2011).

Mas nem todas as regiões em seu entorno tem acesso a água tratada pelo sistema de abastecimento municipal ou estadual. A populações dessas localidades acabam por fazer uso de alternativas como a construção de cisternas ou captação de água desses cursos d'água, dentre elas destaca-se a região de Roças Grandes localizada na cidade de Sabará, pertencente a região metropolitana de Belo Horizonte.

O bairro das Roças Grandes pertencentes a região de Santo Antônio das Roças Grandes, é um bairro contrastante do município de Sabará, possuindo moradores com uma condição de vida melhor em seu entorno e moradores em condições não favoráveis em seu interior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (305.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com