TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FISICO- QUÍMICA DE ÁGUA DE POÇO ARTESANAL

Por:   •  19/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.174 Palavras (13 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 13

LICENCIATURA EM QUÍMICA

QUÍMICA AMBIENTAL

PRÁTICA Nº 02

ANÁLISE FISICO- QUÍMICA DE ÁGUA DE POÇO ARTESANAL

Acadêmicos:Jonas Boone Júnior

Kellem Mariana Pimentel

Kelly CristinaSouza

Lucivânia Almeida

Maria LuizaCruz

Michelle Moura

Docente: Luís Fernando Lira Souto

Ji-Paraná/RO, maio de 2014

INTRODUÇÃO

A água é um recurso natural essencial a vida, a saúde, os alimentos, o desenvolvimento econômico e o meio ambiente sustentável, assim tornam-se de suma importância a sua qualidade. O Brasil é privilegiado possui um potencial hídrico imenso, a concentração de água doce está cerca de 70% na região norte, onde vive apenas 6,98% da população brasileira. Mas, por outro lado a região nordeste responde por 28,91% da população e tem apenas 3,3% da disponibilidade hídrica.

Sabe-se que existe várias formas de adquirir água, aqui cabe destacar as águas subterrâneas de poços artesanais (rasos), a utilização desse tipo de água vem aumentando, pois é economicamente viável e serve de abastecimento para populações que não são atendidas pela rede pública de abastecimento de água (FREITAS, et al., 2001).

No entanto, esse tipo de abastecimento vem se tornando motivo de preocupação, pois esses poços muitas vezes são construídos próximos de foças e podem estar sendo contaminados. Desta forma, as pessoas correm o risco de contraírem doenças como hepatite A, diarréia, cólera, febre tifóide, entre outras. Nesta perspectiva, percebe-se a importância da realização de análises das águas (ZAN et al., 2012).

Assim, Brasil (2009), assinala que

O exame da água, principalmente daquela destinada ao consumo humano, é de fundamental importância. Por ele pode-se ter certeza de que a água distribuída é de confiança, se está isenta de microorganismos ou substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas (p. 06).

Segundo Lacerda et al (p. 02, 2014), “na análise da água, a coleta deve ser feita de forma correta, para que posteriormente possam ser observados os elementos e substâncias nela contida”. A análise das águas consiste na definição de sua composição físico-química.

A água por natureza possui alguns constituintes naturais que são elementos e substâncias químicas dissolvidas na água provenientes de fontes intemperismo natural das rochas, que resultam do fluxo de água que dissolve os minerais e transporta os íons dissolvidos para os rios e oceanos, onde são incorporados aos sedimentos (PARRON et al, 2011).

Sendo assim, este experimento foi realizado mediante análises de amostra de água de poço artesanal com o objetivo de analisar as propriedades físico- químicas da mesma, uma vez que foi analisado a condutividade elétrica, o pH, alcalinidade, análise de cloretos, gás carbônico e análise de turbidez.

Cabe destacar agora o conceito e a importância dos parâmetros analisados. Iniciando pela condutividade elétrica que é de acordo com Parrom et al., (2011), a capacidade que uma solução aquosa possui em conduzir corrente elétrica. Esta capacidade depende da presença de íons da concentração total, mobilidade, valência, concentrações relativas e medidas de temperatura. Sua importância está em indicar o grau de mineração da água e na indicação rápida de variações nas concentrações de minerais dissolvidos.

Outro parâmetro importante é o pH que varia de 0 a 14, indicando a intensidade da acidez (pH < 7,0), neutralidade (pH = 7,0) ou alcalinidade (pH > 7,0) de soluções aquosas. Grande parte do tratamento da água dependem do valor do pH, este por sua vez é usado para determinar alcalinidade, CO2 e equilíbrio ácido-base ( CLESCERI et al., 1999).

De acordo com Brasil (2009), Pode-se dizer que a alcalinidade mede a capacidade da água em neutralizar os ácidos.A medida da alcalinidade é de fundamental importância durante o processo de tratamento de água, pois é em função do seu teor que se estabelece a dosagem dos produtos químicos utilizados.

Concentrações altas de cloretos podem restringir o uso da água em razão do sabor que eles conferem e pelo efeito laxativo que eles podem provocar. A portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde estabelece o teor de 250 mg/l como o valor máximo permitido para água potável. Os métodos convencionais de tratamento de água não removem cloretos Brasil (2009).

Geralmente o gás carbônico é encontrado em águas superficiais em concentrações menores que 10 mg/L. No entanto, em águas subterrâneas pode adquirir concentrações maiores. Desta forma, o gás carbônico inserido na água pode causar corrosão de estruturas metálicas e em materiais à base de cimento, por conta disso é importante que se conheça o seu teor e possa ser controlado Brasil (2009).

A turbidez na água é provocada pela presença de materiais em suspensão como, por exemplo, argila, silte, matéria orgânica e inorgânica finamente dividida, entre outros. Este parâmetro também pode indicar a qualidade estética da água.

Entretanto, a análise da água nos permite verificar as condições que se encontra, constatando se a mesma pode ou não ser consumida.

OBJETIVOS

O Objetivo geral da prática realizada tem por finalidade verificar os padrões de qualidade da água (poço artesanal) para o consumo humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com