TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colesterol

Tese: Colesterol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Tese  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

Cadastre-se! Entre Contate-nos

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Biologia e Medicina / Colesterol

Colesterol

Artigos Científicos: Colesterol

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: Paulo 01 dezembro 2011

Tags:

Palavras: 922 | Páginas: 4

Visualizações: 575

Imprimir Trabalho Colesterol

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

...

rarrenais e na regulação das membranas celulares, permitindo várias funções destas. É encontrado em maior abundancia no fígado, medula espinhal, cérebro e artérias. Embora tenha muitas funções importantes no nosso organismo é mais conhecido pelas doenças cardiovasculares relacionadas ao seu excesso.

Neste trabalho estudaremos as várias funções, características, benefícios e prejuízos, além de discutir maneiras de evitar excessos destas substâncias no nosso organismo.

1. FÓRMULA, ESTRUTURA QUÍMICA E CLASSIFICAÇÃO.

Os elementos presentes na fórmula química do colesterol são o carbono, o oxigênio e o hidrogênio (ver figura 1). A estrutura química é semelhante aos hormônios corticosteroides.

Quimicamente é um composto insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. É transportado no sangue através de um complexo chamado Lipoproteína.

Sua classificação normalmente é feita levanto em conta a densidade das lipoproteínas. Então, colesterol LDL (Low-Density Lipoproteins), são proteínas de baixa densidade. Ou seja, "mau colesterol", pois, quando em excesso, são responsáveis pelos depósitos de gordura nas artérias, causando vários problemas de saúde.

Os HDL (High-Density Lipoproteins) são proteínas de alta densidade. São conhecidas pela imprensa como "bom colesterol", pois, carrega o colesterol em excesso de volta para o fígado. O nível elevado de HDL está relacionado com baixo índice de doenças cardiovasculares.

De maneira geral, não existe "bom" ou "mau" colesterol, o colesterol é um só, apenas o excesso dele na corrente sanguínea é que causa a maioria das doenças cardiovasculares.

Figura 1 – Estrutura química do colesterol.

2.0 FISIOLOGIA

2.1 Síntese e Ingestão

O colesterol é necessário para o funcionamento normal da membrana plasmática de células de mamíferos, sendo sintetizado no retículo endoplasmático das células ou derivado da dieta, sendo que na segunda fonte é transportado pela via sanguínea pelas lip

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

oproteínas de baixa densidade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com