TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como têm sido a Participação Social nas Políticas da Saúde e qual a relevância?

Por:   •  21/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 2

        Como têm sido a participação social nas políticas da Saúde e qual a relevância?

        A reforma sanitária, iniciada em 1970 em meio a repressão política com o objetivo de um sistema de saúde universal, integrado e de qualidade;visa e defende a participação ativa da população na implementação das políticas relacionadas à saúde em conselhos, acompanhamentos e avaliação dos serviços de saúde.

        O SUS, Sistema Único de Saúde, foi um grande marco da reforma sanitária brasileira, criada pela Constituição Federal em 1988; tendo como princípio de: universalidade, equidade, integralidade e participação Social.

        A gestão do SUS é realizada por meio de conselhos de saúde, que são órgãos com representação  paritária em diferentes setores como usuários, prestadores de serviços e Governo. Essa gestão planeja, executa, organiza, garante o serviço de forma universal, monitora e avalia as ações e serviços de saúde. Inclusive, tem como função também a formação e capacitação dos profissionais para um melhor desempenho nos serviços prestados; com ênfase na eficiência, eficácia e qualidade.

        Essa Gestão garante a participação da sociedade por meio de Conselhos de saúde, Conferências e Ouvidoria, com o objetivo de garantir que as políticas de saúde sejam propícias para as necessidades da população e também averiguar a aplicação de recursos em sua área. Sendo estabelecida e regulada pela Lei n° 8.142/90

        As conferências são realizadas de 4 em 4 anos, chamamos de fóruns públicos onde são discutidas e deliberadas, propondo e avaliando cada política de saúde; tem a participação da sociedade civil e do governo. Já os conselhos, são órgãos deliberativos que fiscalizam e acompanham a execução das políticas, com a representação do governo, profissionais da área da saúde e os usuários.

        Podemos concluir que a população têm grande influência nas políticas de saúde, sendo importantíssimo seu papel. Infelizmente, muitos ainda não têm consciência que através do conselho há uma articulação melhor com a gestão, por isso é necessário que haja cada vez mais transparência com a sociedade para que então o cidadão não vá na unidade de saúde somente por cura mas por buscar informação e assim, esse cidadão ser multiplicador dessa informação tendo a devida consciência do que está acontecendo e sua função dentro da saúde coletiva.

Giovanna Maria Benetti

RA: 2859418 – Biomedicina Semi-Presencial Noturno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com