TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como um simples hábito de postura pode nos mudar

Artigo: Como um simples hábito de postura pode nos mudar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Artigo  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Chegou o momento de abordarmos a postura do corpo. Todas as antigas tradições nos falam que nossa saúde depende do livre trajeto dos elementos componentes em nosso organismo. A respiração, a circulação sangüínea, a circulação linfática, o trânsito intestinal, os circuitos nervosos, entre outros, todos são formas de relação e troca de informações visando a manutenção da harmonia corporal e, em última análise, da própria vida.

Quando uma porção do nosso corpo é afetada todo o sistema se ressente, tenhamos ou não consciência disto.

Vejamos como um simples hábito de postura pode nos modificar. O hábito de andar olhando para baixo, retrai os músculos do pescoço e dos ombros, pende o corpo todo para frente, contraindo-o, desloca nosso centro de gravidade também um pouco para frente e para cima, o que acarreta em aumento na pressão dentro do tórax, dificultando a respiração.

O mais surpreendente é que o corpo físico começa a associar determinadas posturas a sentimentos que ele experimentou no passado e, como nós vimos anteriormente, cada estado mental corresponde a um estado corporal próprio

A respiração fica cada vez menos profunda e quanto mais superficial maior a tendência que ela tem de aumentar sua freqüência (rapidez) para compensar. Em virtude de tudo isso, o coração fica sobrecarregado, porque precisa de mais força para bombear o sangue para os pulmões. A pressão aumentada no tórax dificulta também o retorno do sangue para o coração contribuindo para congestões vasculares de toda sorte, podendo inclusive contribuir para o aparecimento ou agravação de varizes e hemorróidas, por exemplo.

Outro aspecto interessante de se comentar é que a postura diz muito sobre o que estamos sentindo. Pensem numa pessoa deprimida. Logo virá a nossa mente a posição característica do corpo: ombros voltados para frente, cabeça baixa, suspiros repetidos por causa da baixa ventilação pulmonar etc. O mais surpreendente é que o corpo físico começa a associar determinadas posturas a sentimentos que ele experimentou no passado e, como nós vimos anteriormente, cada estado mental corresponde a um estado corporal próprio, inclusive alterando toda nossa fisiologia.

Ora, quando com freqüência assumimos determinadas posturas é como se disparássemos uma mensagem para o cérebro dizendo: "Preciso de uma sensação ou um sentimento correspondente a essa determinada expressão do meu corpo".

Vocês podem fazer a experiência. Fiquem numa posição retraída, que logo experimentarão sensações de tristeza ou ansiedade, conforme o caso. Mudem agora a postura: a coluna reta (imaginem um linha vinda do céu, entrando pelo topo da cabeça, percorrendo toda a coluna e saindo para o chão), procurem sentir que existe um eixo central para a correta posição do corpo. Imediatamente vocês verão que o tórax ficará mais livre, a respiração se fará quase sem esforço, lentamente e mais profundamente e vocês sentirão uma agradável sensação de confiança e tranqüilidade.

Outra coisa: ao sentar, faça-o apoiando o corpo nas nádegas e não nas costas, a coluna sempre ereta e a cabeça acompanhando a posição do tórax. O olhar procurando a linha do horizonte ajuda a manter a postura adequada. O hábito de recostar erradamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com