TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação Bactérias e Fungos

Por:   •  5/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

COMPARAÇÕES MORFOLÓGICAS ENTRE FUNGOS E BACTÉRIAS

Mogi das Cruzes, SP.

2015

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

COMPARAÇÕES MORFOLÓGICAS ENTRE FUNGOS E BACTÉRIAS

Relatório sobre Comparações morfológicas entre fungos e bactérias, apresentado ao curso de Nutrição, disciplina de Microbiologia ministrada pelo Professor Marcelo Cortina, para obtenção parcial de nota.

Mogi das Cruzes, SP.

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVO        

3.        MÉTODO        

3.1.        Materiais:        

3.2.        Metodologia:        

3.2.1.        Esfregaço da Bactéria e Fungo.        

3.2.3.        Coloração de gram.        

4.        RESULTADOS:        

5.        CONCLUSÃO        

REFERENCIAS:        


  1. INTRODUÇÃO

Os microrganismos apresentam formas típicas, que servem para seu reconhecimento. No entanto, esta forma de vida muitas vezes não pode ser visualizada e nem distinguida sem o auxilio de um microscópio. Alguns microrganismos podem ser encontrados no ar, no solo, e inclusive no homem em sua forma de microbiota normal. Neste relatório discutiremos as diferenças de dois microrganismos com reinos distintos, Staphylococcus Epidermidis que pertence ao reino monera e a Candida Albicans que pertence ao reino fungi. Há muitas diferenças entre esses dois reinos, como por exemplo, no monera vive seres unicelulares como as bactérias, e o fungi pode existir seres unicelulares e pluricelulares como leveduras e bolores respectivamente.

        As bactérias são procariontes enquanto os fungos (leveduras e fungos filamentosos) são eucariontes. Eles diferem em diversos aspectos fundamentais, como por exemplo, sua parede celular. Fungos possuem em sua parede celular quitina, ao invés de peptídeoglicano como as bactérias, por isso os fungos são insensíveis a antibióticos que inibem a síntese de peptídeoglicano como as penicilinas.
        Especificamente, a
Candida Albicans é uma levedura oval com brotamento único, e é parte da flora normal das mucosas do trato respiratório superior, gastrointestinal, e genital feminino. O Staphylococcus epidermidis pertence ao gênero Staphylococcus e é uma bactéria gram-positiva arranjada em cachos e tétrades. É coagulase negativa e catalase positiva, e faz parte da microbiota normal da pele humana. Não produz toxinas. As comparações a seguir foram baseadas na visualização dos dois microrganismos feita através do microscópio.


  1. OBJETIVO

O objetivo deste relatório é observar esfregaços corados por Gram, conhecer a morfologia e o arranjo celular das bactérias e leveduras e comparar as suas características morfológicas, destacando suas principais diferenças.


  1. MÉTODO

  1. Materiais:

  • Lâminas;
  • Bico de Bunsen;
  • Álcool absoluto;
  • Cristal de Violeta;
  • Fucsina;
  • Lugol;
  • Óleo de imersão;
  • Microscópio;
  • Papel Filtro;
  • Materiais Biológicos - Amostras das mãos;
  • Agua destilada – estéril;
  • Placa de Petri
  • Bactéria: Staphylococcus Epidermidis – Manitol
  • Fungo: Candida Albicans – SDA

  1. Metodologia:

O procedimento realizado foi pelo meio da técnica de gram, para a melhor visualização dos microrganismos em questão através do microscópio.

  1. Esfregaço da Bactéria e Fungo.

Os esfregaços dos dois microrganismos foram feitos simultâneos e com o mesmo padrão descrito abaixo. Tendo todos os materiais sobre a bancada, o procedimento inicia-se:

  1. Esterilizando a alça de platina sobre o bico de bulsen. Para esterilizá-la deve-se rodar a alça sobre a chama do bico de bulsen para que o fogo percorra toda sua extensão, depois se deve incliná-la aproximadamente 45º e esperar até que ela fique incandescente.

  1. Logo em seguida a alça foi resfriada rapidamente no ar e foi colocada no tubo com água esterilizada para a retirada de uma gota de água estéril que foi depositada na lâmina.

  1. A alça de platina foi flambada novamente, resfriou-se no ar e esfregou-se a alça superficialmente na placa de petri para que pudesse ser coletada uma fina camada do microrganismo Staphylococcus Epidermidis, onde foi levada até a água depositada sobre a primeira lâmina.
  1. A alça de platina foi novamente para a chama no bico de bulsen, até que ficasse incandescente e novamente coletada uma gota de água esterilizada que em seguida foi depositada sobre a segunda lâmina. A alça de platina foi mais uma vez para a chama no bico de bulsen e depois dispensada.
    Raspou-se suavemente uma fina camada do microrganismo
    Candida Albicans e foi feito o esfregaço na segunda lâmina sobre a gota de água depositada anteriormente.
  1.  Após serem coletadas as amostras dos microrganismos, as lâminas foram secadas sobre a chama e fixou-se o esfregaço passando as lâminas na chama do bico de bunsen, como se cortando a chama três vezes, para que o material fique bem aderido.
  1. Logo em seguida realizou-se a técnica de Coloração de Gram.

  1. Coloração de gram.

Colocaram-se as duas lâminas com os esfregaços sobre um suporte na pia, onde foram realizadas as colorações simultaneamente, seguindo a seguinte sequência:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (205 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com