TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento E Bem Estar Animal

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento E Bem Estar Animal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO / OBSERVAÇÃO: COMPORTAMENTO E BEM ESTAR ANIMAL (DURANTE PROCEDIMENTOS VETERINÁRIOS)

INTRODUÇÃO: Ao acompanharmos a aula na fazenda escola, podemos notar muitas coisas no comportamento dos animais que passaram por procedimentos veterinários, como estresse, medo, angustia, entre outros.

Percebemos também que ao tentar “capturar” um animal para realizar algum procedimento no mesmo, devemos ter cautela e paciência.

CAPRINOS: Notamos que, ao entrarmos no local dos caprinos, uma grande parte, começou com um comportamento meio que “arisco” e bastante agitado, sempre encarando bastante os alunos e ficando o mais longe possível das grades de proteção (onde nós estávamos). Quando o veterinário entrou no local para captura, os caprinos começaram a se movimentar muito rápido (as vezes dando saltos) e sempre em grupos, mostrando um grande nível de estresse e tentando se manter juntos para se protegerem.

Então, não obtendo sucesso na captura, o veterinário pegou um saco de comida, então alguns deles rapidamente se separaram do rebanho e para segui-lo por causa da comida, assim conseguiu capturar o caprino que iria realizar uma ultrassonografia para visualização dos fetos.

Durante o exame, notamos, que a todo momento o veterinário o segurava pelos chifres (que é usado em casos de ataque) e o outro veterinário realizava o procedimento. O animal a todo momento se mostrava bem assustado e desconfiado, tanto que ao solta-lo rapidamente saiu correndo entre os alunos, e quando não havia mais local para correr de tal multidão, se encolheu em um canto, mostrando não estar bem e prestes a correr ou atacar (caso necessário).

OVINOS: Notamos que ao adentrarmos o local, os ovinos se refugiaram em rebanho para um canto, de forme que se protegessem de qualquer ameaça maior, e quanto mais os alunos se movimentavam ou falavam, mais ariscos eles ficavam, e mais juntos eles se mantinham, sempre com olhares fixos nas pessoas, quando o veterinário entrou no local para realizar a captura, foi o mesmo procedimento que com os caprinos, foi usado um saco de ração para atrai-los, porem notamos que, alguns animais foram até ele para se alimentar, e outros continuaram em rebanho no canto da sala, e os filhotes e a fêmea que estava prenhe, o rebanho os mantiveram no meio do rebanho, (como se estivem os protegendo) então enquanto um veterinário distraiu alguns ovinos com a ração, o outro foi até o rebanho para capturar a fêmea prenhe, então começaram a correr rapidamente em torno do local, sempre protegendo a fêmea, alguns filhotes, ficavam para traz, então sempre quando acontecia isso, o mesmo ou defecava, ou urinava no local, (sintomas claros de estresse, agonia, e muito medo).

Posteriormente foi realizado a ultrassonografia, do mesmo modo que no caprino, só que o animal sendo segurado pelo pescoço e patas.

CONCLUSÃO: Percebemos que com muitas pessoas por perto, os animais ficam bastante acanhados, e sempre protegendo os filhotes e a fêmea prenhe.

Na fazenda por ser um hospital escola, tudo bem essas situações irão ocorrer mesmo, devido ao grande número de alunos assistindo os procedimentos, mais concluímos, que ao realizar o procedimento em quaisquer animais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com