TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Animal

Trabalho Universitário: Comportamento Animal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 8

Sobressemeadura de três cultivares de aveia em pasto de capim Tifton-85 mantido sob pastejo com ovinos1

Carolina Hidalgo Silveira2, Carolina Spina Alves de Lima3, Ana Claudia Ruggieri4, Américo Garcia da Silva Sobrinho5, Mariana de Moraes Leticio6 , Ricardo Andrade Reis7.

1 Parte do trabalho de graduação da segunda autora.

2Graduanda do curso de Zootecnia, FCAV – UNESP/Jaboticabal. e-mail: carol_unesp@hotmail.com

3 Zootecnista graduada pela FCAV - UNESP/Jaboticabal. e-mail:

4 Professora assistente doutora do departamento de Zootecnia, FCAV – UNESP/Jaboticabal. E-mail: acruggieri@fcav.unesp.br

5 Professor adjunto do departamento de Zootecnia, FCAV – UNESP/Jaboticabal. e-mail: americo@fcav.unesp.br

6 Zootecnista graduada pela FCAV - UNESP/Jaboticabal. e-mail:

7 Professor adjunto do departamento de Zootecnia, FCAV – UNESP/Jaboticabal,bolsista FAPESP. e-mail: rareis@fcav.unesp.br

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar o efeito da sobressemeadura de três cultivares de aveia (preta, São Carlos e UPF86081) em pasto formado com capim Tifton-85 mantidos com sob pastejo com lotação rotacionada, em sistema de cafeteria, visando estimar as produções de matéria seca. Para o pastejo utilizou-se 23 ovelhas Ile de France x Ideal, equivalendo a três UA. Para análise estatística considerou-se o delineamento inteiramente casualizado em parcelas subdivididas, avaliando o efeito dos cultivares na parcela e os ciclos de pastejo nas subparcelas. No terceiro pastejo obteve-se maiores médias de produção de matéria seca total, de folhas e também de colmo, assim obteve menor relação folha/colmo. Quanto à massa verde seca do Tifton-85, verifica-se diferença entre os tratamentos, sendo a testemunha (Tifton-85 exclusivo) o mais produtivo em relação aos sobressemeados. As cultivares UPF86081 e São Carlos obtiveram maiores produções de folhas e consequentemente maior relação folha/colmo. A cultivar preta não tem produções satisfatórias quando comparada às aveias UPF86081 e São Carlos, nas condições do experimento.

Palavras–chave: Avena sp, forrageira de inverno, sobressemeadura, Tifton-85

Abstract: O objetivo desta pesquisa foi investigar o efeito da sobressemeadura de três cultivares de aveia (preta, São Carlos e UPF86081) em pasto formado com capim Tifton-85 mantidos com sob pastejo com lotação rotacionada, em sistema de cafeteria, visando estimar as produções de matéria seca. Para o pastejo utilizou-se 23 ovelhas Ile de France x Ideal, equivalendo a três UA. Para análise estatística considerou-se o delineamento inteiramente casualizado em parcelas subdivididas, avaliando o efeito dos cultivares na parcela e os ciclos de pastejo nas subparcelas. No terceiro pastejo obteve-se maiores médias de produção de matéria seca total, de folhas e também de colmo, porém obteve menor relação folha/colmo. Quanto à massa verde seca do Tifton-85, verifica-se diferença entre os tratamentos, sendo a testemunha (Tifton-85 exclusivo) o mais produtivo em relação aos sobressemeados. As cultivares UPF86081 e São Carlos obtiveram maiores produções de folhas e consequentemente maior relação folha/colmo. A cultivar preta não tem produções satisfatórias quando comparada às aveias UPF86081 e São Carlos, nas condições do experimento..

Keywords: Avena sp, forrageira de inverno, sobressemeadura, Tifton-85

Introdução

Em virtude da estacionalidade de produção de plantas forrageiras durante as épocas críticas (inverno seco), a suplementação da dieta dos animais torna-se indispensável, para que os índices de produção animal adquiridos nas “águas” sejam mantidos. Com o objetivo de manter estes níveis apropriados, a sobressemeadura de forrageiras anuais de inverno em pastagens já estabelecidas com espécies de clima tropical apresenta-se como uma solução frente às dificuldades encontradas no Brasil para manter uma produção de forragem mais uniforme ao longo do ano.

A aveia consagrou-se como opção de forragem de inverno devido à boa produção de matéria seca e resistência ao pisoteio. Demonstra hábito de crescimento cespitoso, necessitando maior atenção no manejo da altura residual. No entanto, por ser de desenvolvimento ereto permite maior incidência de vento e raios solares na base da planta, impedindo que larvas infectantes (L3) de helmintos permaneçam muito tempo nas extremidades da gramínea, onde o ovino poderia infectar-se através do pastejo superficial da forragem, diminuindo assim o problema da verminose que acomete rotineiramente estes animais. Entre as variedades encontradas para esse fim, destaca-se a aveia preta, por seu rápido crescimento e maior resistência a doenças.

O Tifton-85 é uma forrageira de crescimento prostrado, estolonífera e rizomatosa, muito apropriado à ovinocultura, pois, oferece maior resistência ao tipo de pastejo dos ovinos que pode extinguir os meristemas da planta provocando maior degradação dos pastos. Portanto, essa é uma espécie recomendada para a exploração de ovinos no pasto durante o verão, quando sua qualidade e quantidade atingem um nível ótimo.

Nesse trabalho objetivou-se avaliar a produção, e relação folha/ colmo de três diferentes cultivares de aveia em sobressemeadura, no período de outono e inverno, em um pasto de capim Tifton-85, irrigado, adubado e manejado em lotação rotacionada com ovinos

Material e Métodos

O experimento foi conduzido no setor de Forragicultura da FCAV/Jaboticabal-Unesp. As parcelas experimentais eram de 67,5 m² (15 m x 4,5 m).

No pasto já estabelecido de capim Tifton-85 (Cynodon nlemfuensis Vanderyst x Cynodon dactylon (L) Pers), foram introduzidas três cultivares de aveia: preta (Avena strigosa) e aveia amarela (Avena byzantina, cv. São Carlos e cv. UPF 86081). Foram testados quatro tratamentos: T1) Aveia Preta; T2) Aveia São Carlos; T3) Aveia UPF 86081 e T4) Tratamento testemunha onde havia capim Tifton-85 exclusivo, dispostos num delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições.

No dia 12 de maio de 2006 foi feita a sobressemeadura, com espaçamento de 45 cm e a adubação de semeadura com 250 kg/ha de superfosfato simples, adubação de cobertura com 30 kg/ha de nitrogênio na forma de sulfato de amônio e 20 kg/ha de potássio sob a forma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com