TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Celular

Trabalho Escolar: Comunicação Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  3.752 Visualizações

Página 1 de 4

Comunicação Celular

Uma das formas que nossa célula faz para se comunicar é através do que chamamos de Junções Comunicantes, elas são formadas quando proteínas transmembranas chamadas de Conexionas se juntam criando um canal proteico que podem tanto abrir quanto fechar. Quando eles abrem as células acabam funcionando como uma única célula com muitos núcleos que chamamos de Sincício funcional, quando abertas elas podem trocar íons, algumas pequenas moléculas, como aminoácidos ATP.

Outras formas de comunicação celular é o que nós chamamos de comunicação Autócrina, e Parácrina. Esse sufixo crina ou crino significa secreção.

Quando falamos de uma secreção Autócrina estamos falando de uma secreção para si, ou seja, auto significa uma secreção própria, então o tipo de sinalização autócrina significa que a própria célula produz uma substancia química, lança essa substancia termo interstício e essa substancia acaba atuando nela mesma, geralmente em receptores de membrana.

A sinalização Parácrina onde determinadas células podem produzir algumas substancias químicas e essas substancias químicas vão atuar agora nas células vizinhas, lembrando que crino significa secreção e para significa paralelo, ao lado, ou seja, tem uma célula que secreta uma substancia química e essa substancia química vai atuar na célula vizinha.

Outro mecanismo de sinalização de extrema importância é o que chamamos de sinalização Endócrina.

Na sinalização endócrina, a crina que significa secreção e o endo significa para dentro, mais agora para dentro da corrente sanguínea. Este mecanismo produz substancias químicas, lança essas substancias químicas na corrente sanguínea e através da perfusão na corrente sanguínea essas substancias químicas vão encontrar as suas células alvo distante, ou seja, vão encontrar células que apresentem receptores para essa substancia química, mais distante da célula original.

Outra sinalização é a que chamamos de Neuroendócrina, como o próprio nome diz a diferença é que na endócrina temos uma célula que produz a substancia química, lançando no sangue para uma célula alvo distante, mais agora temos o neurônio. Existem neurônios que produzem substancias química e lançam diretamente essas substancias no sangue para encontrar a célula alvo distante.

Além disso existe ainda um outro tipo de comunicação que chamamos de Neurotransmissor, a diferença do neuroendócrino para o neurotransmissor é que o neurotransmissor é uma substancia química que é produzida e lançada diretamente no interstício para atuar principalmente em células próximo do terminal axônico, através de sinapses sem intermédio da corrente sanguínea.

Proteínas G

Proteína G é uma classe de proteínas envolvida na transdução de sinais celulares. Elas são chamadas de proteínas G porque funcionam como "chaves moleculares", alternando entre um estado de ligação com uma guanosina difosfato inativa (GDP) e outro com uma guanosina trifosfato ativa (GTP). Isso leva a regulação dos processos seguintes da célula.

A proteína G é composta por 3 subunidades: alfa (α), beta (β) e gama (γ). A unidade α possui um sítio de ligação com o GTP ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com