TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Humanismo

Monografias: Conceito De Humanismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/12/2014  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  664 Visualizações

O conceito de humanismo tem várias acepções. Trata-se, por exemplo, da doutrina que tem por base a integração dos valores humanos. O humanismo também é um movimento renascentista que se propôs a voltar-se para a cultura greco-latina a fim de restaurar os valores humanos.

O humanismo, regra geral, é um comportamento ou uma atitude que exalta o género humano. Sob esta concepção, a arte, a cultura, o desporto e as actividades humanas gerais tornam-se transcendentes.

Pode-se dizer que o humanismo procura a transcendência do ser humano como espécie. Trata-se de uma doutrina antropocêntrica em que o homem é a medida de todas as coisas. A organização social, como tal, deve desenvolver-se a partir do bem-estar humano. Esta corrente opõe-se ao teocentrismo medieval, onde Deus era o centro da vida.

O humanismo reconhece valores como o prestígio, o poder e a glória, que eram criticados pela moral cristã e, inclusive, considerados pecados. Ainda contrariamente às doutrinas religiosas, o humanismo faz do homem um objecto de fé, ao passo que, outrora, a fé era património de Deus.

Enquanto movimento intelectual surgido na Europa durante o século XV, o humanismo promovia a formação integral das pessoas. Posto isto, os humanistas costumavam reunir-se para partilhar experiências e debater as mesmas.

O humanismo opõe-se ao consumismo, tendo em conta que é contra tudo aquilo que é superficial, o narcisismo bem como aquilo que não é próprio da dignidade humana. A coisificação do homem enquanto produtor ou consumidor é um atentado ao seu desenvolvimento integral

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com