TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e propriedades das biomoléculas.

Por:   •  4/10/2016  •  Dissertação  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Portfólio-biologia

Atividade no Portfólio

Objetivos

• Compreender os conceitos e propriedades das biomoléculas.

• Refletir sobre a importância deste conhecimento na atuação profissional.

É de extrema importância ao profissional de educação física ter conhecimento acerca das biomoléculas, para compreender o funcionamento do corpo humano.

Vivemos num mundo que a cada dia se torna mais sedentário, por isso é importante a busca por hábitos saudáveis. A pratica de atividades físicas traz benefícios à saúde, tais como: bem-estar, aumento no gasto energético, maior concentração, diminui o estresse e risco de doenças e somados a uma boa alimentação que prepara o ser humano para os esforços do dia-a-dia e atividades físicas, onde fornece os nutrientes certos para cada tipo de atividades.

Vamos entender um pouco mais a importância de cada nutriente para a realização de atividades físicas.

A agua possui propriedades químicas que a tornam indispensável para os organismos vivos, realizar uma hidratação correta é importante para o bom funcionamento do corpo e se deve ingerir agua em todas etapas dos exercícios em alguns casos é indicado usar isotônicos.

         Lipídios é uma reserva energética e são armazenados em células especializadas, outra função dos lipídios é a manutenção da temperatura corporal em animais homeotérmicos (aves e mamíferos). A gordura presente no tecido adiposo impede a perda de calor para o meio externo, mantendo a temperatura do corpo.

Quando se trata de perda de gordura, ao realizar uma atividade física, devemos reduzir ingestão de lipídios na dieta, para bons resultados. Dessa forma alimentos ricos em gordura não devem ser consumidos próximos ao início dos treinos.

O amido é um polissacarídeo de reserva energética, presente em vegetais como batata e mandioca. Já o glicogênio é um polissacarídeo de reserva energética animal, também formado por unidades de glicose, e está armazenado no fígado e nos músculos estriados esqueléticos. Os animais utilizam os carboidratos como alimento, armazenando-os na forma de glicogênio no fígado e nos músculos esqueléticos.        Quando necessário, o glicogênio é convertido em moléculas de glicose e utilizado como fonte de energia celular para os processos metabólicos.

Os alimentos proteicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada e, com isso, provocarem desconforto estomacal durante o exercício. Logo após a atividade, também não é um bom momento, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. Portanto, os alimentos proteicos devem ser consumidos distantes dos horários de treino e de forma fracionada, ou seja, em várias refeições para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.

Os ácidos graxos saturados são normalmente encontrados na forma sólida (gordura) e em produtos de origem animal, como leite e derivados, gorduras de carnes, banha, bacon etc. Se consumidos em excesso, são prejudiciais à saúde, pois aumentam a quantidade de colesterol sanguíneo. Já os ácidos graxos insaturados são encontrados na forma líquida (óleo) e em produtos de origem vegetal; se consumidos em excesso, são tão prejudicais quanto os saturados. Então para hábitos saudáveis é sempre bom ingerir de forma reduzida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com