TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina os conceitos das propriedades acid de uma transação

Projeto de pesquisa: Defina os conceitos das propriedades acid de uma transação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DEFINA OS CONCEITOS DE FIFO, FILO 4

3 Defina os conceitos das propriedades acid de uma transação. 5

3.1 ATOMICIDADE 5

3.2 CONSISTÊNCIA 5

3.3 ISOLAMENTO 5

3.4 DURABILIDADE 6

4 Banco de dados relacional com a programação orientada a objetos 6

5 ORM (OBJECT RELATIONAL MAPPING) 6

6 Pesquise e apresente uma ferramenta para fazer orm 8

7 Conceito de herança e polimorfismo 11

8 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Este portfólio se baseia nos conceitos estudados sobre Processos e Desenvolvimento de softwares. Diante da existência de vários modelos de processos, com metodologias ágeis e evolucionárias, buscamos agregar um pouco do todo já visto e através de um protótipo de sistema, exercitar o que foi aprendido até aqui.

Um processo de desenvolvimento de software pode ser definido como conjunto de atividades ou práticas que objetivam a produção de ou manutenção de um produto ou sistema de software.

Como exemplos de processos ágeis temos, Scrum, XP (Extreme programing) devido as necessidades dinâmicas do mercado, as metodologias antigas de desenvolvimento estão se mostrando menos atraentes, e eficientes em relação aos processos ágeis de desenvolvimento de software, pois é necessário que os projetos sejam realizados em uma menor quantidade de tempo com recursos limitados e mesmo com todas estas restrições, é exigido que o projeto possua um nível de qualidade cada vez maior. Com isso surgiram os processos ágeis, que assim como qualquer outro processo de desenvolvimento possuem um conjunto de metodologias e propiciam uma base conceitual para a criação de um projeto de software.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SOBRE LISTAS LINEARES DEFINA OS CONCEITOS DE FIFO, FILO, SEUS APONTADORES, SUAS ORDENS PARA INCLUSÃO, EXCLUSÃO E PESQUISA, INSERINDO EXEMPLOS DO COTIDIANO E DA INFORMÁTICA SOBRE LISTAS LINEARES. DEFINA TAMBEM, OS CONCEITOS DE ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA, ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA, REPRESENTE GRAFICAMENTE AS DUAS ALOCAÇÕES DE ENCADEAMENTO E RESPONDA QUAL DELAS TEM MAIORES VANTAGENS E O MOTIVO.

Organizar e manipular os dados de uma estrutura de dados utilizando listas lineares, cuja propriedade básica é a relação seqüencial mantida entre os elementos. As estruturas de pilha e fila são um tipo de lista, e cada uma delas acessa os dados de maneira diferente. As pilhas, por exemplo, são muito úteis se você estiver desenvolvendo um algoritmo em que a maioria dos acessos aos dados seja pelos últimos elementos, pois os últimos dados de uma pilha sempre serão os primeiros a serem acessados, lembrando que uma pilha é conhecida como estruturas LIFO Last-In/First-Out, ou do português UEPS (último que entra, primeiro que sai). Já as Filas são melhores empregadas se você estiver desenvolvendo um algoritmo no qual a maioria dos acessos aos dados sejam pelos primeiros elementos, pois os primeiros dados de uma fila e conhecida como estrutura FIFO Fist-In/Fist-Out, ou do português “PEPS primeiro que entra, primeiro que sai”.

Uma lista encadeada é um conjunto de elementos que estão dispostos em uma dada organização física não linear, isto é, estão espalhados pela memória. Para organizar a lista de maneira que possa ser utilizada como um conjunto linear, é necessário que cada elemento do conjunto possua informações sobre o seu elemento anterior e o seu elemento seguinte.

Listas encadeadas - encadeamento simples são os elementos da lista possuem apenas um ponteiro que aponta para o elemento sucessor ou próximo.

Listas encadeadas – duplamente encadeadas é cada elemento possui um campo que aponta para o seu predecessor (anterior) e outro para seu sucessor (próximo).

3 COM RELAÇÃO A BANCO DE DADOS, DEFINA OS CONCEITOS DAS PROPRIEDADES ACID DE UMA TRANSAÇÃO.

Todo sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) investe em sua maneira de realizar as funções a avaliação de aproveitamento dar o nome de ACID que constitui ao que inicia de quatro qualidades inerentes essenciais, são elas: Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade.

Um sistema gerenciador de banco de dados não pode aplicar qualquer destas propriedades; e sim todas delas cumpridas, pois caso contrário não podemos dizer que é sistema gerenciador de banco de dados.

3.1 ATOMICIDADE

Uma transação terá de ser completamente realizada ou então não terá como realizar a mesma, por esse motivo que falamos que uma transação é atomica porque não é divisível em partes. Sendo uma transação poderá conter várias operações de alteração de dados, sendo assim realizamos todas as transações ou então não realizamos nenhuma delas.

3.2 CONSISTÊNCIA

No começo de uma transação, os dados armazenados estão todos consistentes; ao concluir a transação, os dados devem estar consistentes novamente devem continuar sendo executadas e cumpridas.

EXEMPLO: Uma conta corrente do banco que não há limete, o valor que está na conta é de R$120,00 e o cliente precisa retirar uma quantia de R$150,00 e a conta não poderá ter valor negativo, a operação não será concluída, pois a consistência do banco de dados não estaria garantida, deixando a conta com um saldo negativo.

3.3 ISOLAMENTO

Também reconhecida como integridade de transações.

Uma transação deve ser isolada/íntegra, ou seja, duas ou mais transações concorrentes devem seguir de maneira isolada uma com as outras e as regras de negócio devem ser cumpridas durante a realização das operações na transação independentemente de existirem mais transações de maneira simultânea e, ao final delas, esta integridade deve permanecer.

3.4 DURABILIDADE

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com