TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforto térmico

Ensaios: Conforto térmico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 2

Condição mental que expressa satisfação com o ambiente térmico circunjacente. Quando as trocas de calor entre o corpo humano e o ambiente ocorrem sem maior esforço, a sensação do indivíduo é de conforto térmico e sua capacidade de trabalho, desse ponto de vista, é máxima.

Prover conforto térmico ao usuário para que ele possa desempenhar plenamente suas atividades é uma condição inerente à boa arquitetura, independente do tipo de construção ou do local onde se situa.

As principais variáveis climáticas de conforto térmico são temperatura, umidade e velocidade do ar e radiação solar incidente. Guardam estreitas relações com regime de chuvas, vegetação, permeabilidade do solo, águas superficiais e subterrâneas, topografia, entre outras características locais que podem ser alteradas pela presença humana.

O cuidado com a orientação quanto à insolação, o bom aproveitamento de recursos como ventilação natural e o sombreamento de fachadas, assim como a especificação criteriosa de materiais são algumas das soluções que, quando inseridas dentro de um contexto global de um projeto, podem contribuir para garantir boas condições de climatização a um edifício.

É necessário pensar onde o calor não pode entrar. E quando é inevitável, deve-se pensar como este calor deve sair.

Nas zonas quentes, temos que deixar que a brisa, que vem do ar fresco, passe pelos cômodos.

Quando construímos com grandes

paredes lisas e sem janelas, o vento

passa pelos edifícios quase sem tocá-los.

O vento deve dar muitas voltas,

refrescando as fachadas e tetos. Isto

consegue-se construindo sacadas e tetos

inclinados.

Hoje, a necessidade crescente de reduzir o consumo de energia nas edificações tem exigido que a climatização artificial seja encarada como um recurso importante, mas não o único, para a obtenção de ambientes agradáveis termicamente.

Assim como a maior eficiência energética incorporada aos sistemas de ar-condicionado, inovações e incrementos tecnológicos na área de materiais têm permitido que os projetos obtenham bons níveis de conforto sem elevar a carga térmica. Entre os exemplos estão os brises e as persianas, que passam a ser produzidos em vários padrões e com diferentes matérias-primas, e as películas de poliéster que, aplicadas sobre os vidros das fachadas, reduzem o ofuscamento causado pela luminosidade e bloqueiam os raios UV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com