TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coração fisiologia

Ensaio: Coração fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Ensaio  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Com base nos estudos das Unidades 1, 2, 3 e 4, que trataram dos principais conceitos

em fisiologia celular, fisiologia do sistema nervoso, fisiologia muscular e cardíaca, responda

as questões a seguir e, depois, envie-as ao Portfólio, intitulando o exercício de Atividade de

Fisiologia.

1) O que são sinapses e quais as suas funções?

É o ponto de junção entre dois ou mais neurônios ou entre um neu¬rônio e a placa muscular. A sua função é controlar a transmissão do sinal, determinando a direção em que os sinais irão se espalhar pelo corpo. Uma sinapse pode ser entre dois ou mais neurônios ou entre um neurônio e uma fibra muscu¬lar esquelética, cardíaca ou lisa.

2) Qual é a importância da bainha de mielina?

Acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso. Na região envolvida por essa bainha, não ocorre a transmissão do impulso elétrico, já que esta possui a característica de ser isolante. No entanto, entre essas bainhas, em regiões sem deposição da camada lipídica, chamada de nodo de Ranvier, os impulsos passam normalmente. Assim, o impulso passa por essas fibras de modo saltatório, pulando as par¬tes da fibra que está mielinizada e despolarizando o nodo de Ran¬vier. Quanto maior for a bainha de mielina, mais rápida será a con¬dução.

3) Qual é a relação entre os sistemas nervoso e muscular?

Ambos possuem relações fundamentais, uma vez que, o sistema nervoso controla diversas atividades do corpo por meio do controle da contração dos músculos esquelé¬ticos, da contração da musculatura lisa dos órgãos internos e da secreção das substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas e exócrinas, que irão atuar em diversas partes do corpo. Essas fun¬ções são denominadas funções motoras do sistema nervoso, sen¬do as glândulas dos músculos chamadas de efetores, pois são as estruturas que efetivamente realizam as funções enviadas pelos impulsos nervosos

4) Explique o mecanismo de contração muscular.

A contração muscular é resultado de uma cascata de eventos que se sucedem. Inicialmente, é gerado um estímulo que percorre o neurônio motor até suas terminações na fibra muscular. Entre essas terminações axônicas e a membrana muscular, existe um pequeno espaço denominado de fenda sináptica. Nesse espaço, as terminações axônicas liberam uma substância neurotransmissora, a acetilcolina, que age abrindo múltiplos canais na membrana muscular que permitem a entrada de grande quantidade de íons sódio para o interior da fibra muscu¬lar. Esses íons sódio tornam positiva a carga na membrana da fibra muscular despolarizando a membrana e criando um potencial na placa terminal (PPT). Esse potencial de ação é conduzido ao longo da superfície da fibra muscular e grande parte da eletricidade do potencial de ação propaga-se profundamente para dentro da fibra muscular em direção aos túbulos T, induzindo o retículo sarcoplas¬mático a liberar grande quantidade de íons cálcio que estavam ali armazenados. Esses íons cálcio vão permitir que sejam geradas forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que os filamentos de actina deslizem sobre os filamentos de miosina, constituindo o processo contrátil.

Cada neurônio motor ramifica-se para inervar diversas fibras musculares e todas essas fibras contraem-se quando o seu neurônio motor é ativado. A ativação diversificada no número de unidades motoras, portanto, também ativa, de forma diversifica¬da, o número de fibras motoras, o que resulta em graduações na força de contração de um conjunto muscular. Os músculos são formados através de junções, que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com