TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Manicure e Pedicure

Por:   •  14/2/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 10

Senac Ceilândia - Centro De Educação Profissional Talal Abu-Allan

Curso de Manicure e Pedicure

[pic 1]Suane Oliveira dos Anjos

Psoríase

O que é Psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória, autoimune e crônica que afeta a pele. Uma das suas principais características é a condição cíclica, cujos sintomas diminuem e aumentam em fases. Os sinais desse quadro podem ser desencadeados devido à resposta do corpo a emoções fortes, como o estresse e a ansiedade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 2 milhões de pessoas no Brasil sofrem de psoríase. As lesões provocadas por essa doença são, normalmente, avermelhadas e esbranquiçadas, com coceira intensa e descamação nas regiões afetadas.

Quais as causas da Psoríase?

As causas da psoríase ainda não são totalmente conhecidas, mas podem estar relacionadas com fatores genéticos. Acredita-se também que a doença se desenvolve quando os linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo) liberam substâncias inflamatórias. A partir disso, promovem a dilatação dos vasos sanguíneos e dirigem outras células de defesa para a pele, como os neutrófilos. Esse processo de ataque inflamatório faz com que a pele acelere a proliferação, resultando na descamação das lesões.

Existem outros fatores envolvidos no aparecimento, na evolução e na piora da doença, como estresse, exposição ao frio, banhos quentes, queimadura solar, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo. Também é possível citar as infecções diversas e o uso de determinados medicamentos.

A Psoríase é contagiosa?

A psoríase não é contagiosa e, dessa forma, não pode ser transmitida de um indivíduo para outro. O mito de que essa doença é transmissível prejudica o convívio social dos pacientes que, muitas vezes, vivem com lesões aparentes. Por isso, é fundamental conscientizar todos sobre o tema.

Quais são os tipos de psoríase? 

Existem diferentes tipos de psoríase, que estão relacionados aos locais em que a condição se manifesta.

Na psoríase em placas, o paciente apresenta manchas avermelhadas e secas que surgem em toda a pele, podendo coçar muito e até sangrar. Esse é o tipo mais comum e também pode afetar o couro cabeludo, os joelhos e os cotovelos.

Já a psoríase ungueal acomete as unhas, fazendo com que cresçam de forma anormal, descamem, engrossem ou caiam. Na psoríase invertida, a pessoa apresenta manchas vermelhas e coceiras em regiões úmidas do corpo, como debaixo das axilas, dos seios e na dobra das coxas.

Ainda há outros tipos de psoríase, como:

  • Psoríase Vulgar: lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas, aderentes, prateadas ou acinzentadas que surgem no couro cabeludo, nos joelhos e cotovelos;
  • Psoríase Gutata: pequenas lesões em forma de gotas, associadas a processos infecciosos. Geralmente aparecem no tronco, nos braços e nas coxas (bem próximas aos ombros e ao quadril) e ocorrem com maior frequência em crianças e jovens adultos;
  • Psoríase Eritrodérmica: lesões generalizadas em 75% ou mais do corpo;
  • Psoríase Artropática: em cerca de 8% dos casos pode estar relacionada ao comprometimento articular. Surge de repente, com dor nas pontas dos dedos ou nas grandes articulações, como a do joelho;
  • Psoríase Pustulosa: aparecem lesões com pus nos pés e nas mãos (forma localizada) ou espalhadas pelo corpo;
  • Psoríase Palmo-Plantar: as lesões surgem como fissuras nas palmas das mãos e solas dos pés.

Quais os sintomas da Psoríase?

Entre os principais sintomas de psoríase, é possível destacar:

  • Lesões avermelhadas na pele que descamam e formam “casquinhas”, podendo ser esbranquiçadas ou transparentes;
  • Coceira no local das lesões;
  • Pele extremamente seca, com trechos mais esbranquiçados ou que pode sangrar, caso seja coçada;
  • Descamação no couro cabeludo;
  • Unhas que ficam mais grossas, espessas, descoladas, amareladas e com alterações da sua forma (sulcos e depressões) ;
  • Inchaço nas articulações;
  • Coceira, queimação e dor;
  • Inchaço e rigidez nas articulações;
  • Em casos mais graves, destruição das articulações e deformidades.

A psoríase afeta as pessoas em graus diferentes. Assim, o quadro pode se apresentar de forma leve, moderada ou grave. Neste último caso, a doença afeta a qualidade de vida do indivíduo, principalmente por causa dos efeitos estéticos e da coceira intensa.

Existe cura definitiva para a psoríase?

Apesar de ter tratamento contra a doença, não existe uma cura definitiva para a psoríase, ainda que seja possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Qual o tratamento para Psoríase?

É possível controlar os sintomas da psoríase através de tratamentos que vão desde medicamentos de uso tópico até terapias biológicas ou com exposição à luz UV, chamadas de fototerapia. Em alguns casos, podem ser necessários remédios em forma de comprimidos ou injeções.

O tratamento ideal vai depender do tipo de psoríase do paciente, bem como da gravidade e da extensão das lesões. Deve-se frisar que se trata de uma doença com condição cíclica, ou seja, seus sintomas podem sumir por alguns meses para depois retornar. Dessa forma, é preciso fazer um acompanhamento constante com o médico dermatologista. Muitas vezes, pelo fato de a psoríase afetar a autoestima, o apoio de um psicólogo e/ou psiquiatra se torna fundamental para o tratamento, além de ajudar a evitar novas crises desencadeadas por questões emocionais.

Tratar a psoríase é fundamental não só para amenizar as lesões visíveis na pele, as coceiras e as dores, mas também para prevenir complicações graves, como danos ao sistema cardiovascular e infecção generalizada.

Quais são os cuidados necessários para quem tem psoríase? 

Como não existe prevenção para psoríase, as mudanças de hábitos diários são indicadas para pessoas que possuem a doença, visando evitar o agravamento do quadro. Entre os principais cuidados estão:

  • Evitar banhos longos e quentes;
  • Usar hidratantes corporais;
  • Tomar banho de sol (mas não por muito tempo);
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Ficar longe dos cigarros;
  • Manter uma dieta nutritiva e balanceada;
  • Adotar práticas para amenizar o estresse, como a meditação.

Se tenho sintomas de Psoríase, que médico devo procurar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (537.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com