TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer De Mama

Dissertações: Câncer De Mama. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 5

ALTERAÇÕES BENIGNAS E MALIGNAS DAS MAMAS

18

JUL

2008

29 Comentários

por grupomamacancer em Notícias e política

As principais alterações benignas das mamas são o fibroadenoma e as alterações funcionais.

O fibroadenoma é um nódulo pequeno, com até 3 cm, de origem e evolução benigna, de consistência dura e elástica, móvel à palpação, de superfície lobulada, bem delimitado, indolor, geralmente único e que aparece depois da adolescência.

Trata-se de uma lesão sem potencial de malignização. Certos tipos de câncer, chamados tumores circunscritos, podem simular um fibroadenoma, sendo, portanto, prudente que os fibroadenomas sejam submetidos à confirmação histopatológica.

A causa mais freqüente de dor mamária é a alteração funcional benigna da mama, antes conhecida como displasia mamária. A dor é cíclica e depende da ação dos hormônios ovarianos sobre a mama, tornando-a túrgida e dolorida, principalmente no período pré-menstrual e que pode ainda ser agravada pela ingestão exagerada de cafeína (café, chá mate, chocolate). A mulher com duas ou mais gestações e que amamentou por mais de seis meses, em geral, não refere esse tipo de dor mamária. Os traumas, infecções, neurites e inflamações nos arcos costais são outras causas de dor na região das mamas. Como regra geral lembre-se: o câncer de mama não provoca dor na sua fase inicial.

Uma alteração funcional bastante comum são os cistos mamários. Na grande maioria dos casos, o cisto mamário simples é uma alteração benigna e consiste no acúmulo de líquido, ocasionando maior sensibilidade ou provocando dor localizada, sem qualquer outra repercussão. É uma pequena bolha de água que pode ser esvaziada com uma agulha quando atrapalha a realização da mamografia ou provoca dor constante. Haverá risco de doença, quando associado a um componente sólido denominado “vegetação” e que se situa dentro dessa bolha de líquido, fato que não costuma ocorrer com freqüência.

A maioria dos cistos é pequena (micro-cistos), surge próximo do período menstrual e tornam as mamas doloridas. Em geral não são palpáveis e podem ser detectados pela ultra-sonografia. Quase sempre são múltiplos, não representam problema clínico e não precisam receber qualquer atenção específica. Os cistos maiores do que 2 cm são facilmente palpáveis, crescem rapidamente e ocasionam desconforto e dor. Possuem consistência amolecida e podem atingir grandes volumes, se não forem aspirados pelo médico usando uma agulha fina.

A ultra-sonografia é o método diagnóstico ideal da doença cística e dos nódulos sólidos benignos. O cisto aparece como nódulo de contornos bem definidos, uma verdadeira bexiga com líquido em seu interior. Ao se analisar a mamografia, os cistos podem ser confundidos com nódulos sólidos e alguns médicos podem indicar a sua aspiração, guiada pela ultra-sonografia, antes de se realizar a mamografia, evitando a confusão com o nódulo sólido.

A mamografia é o exame ideal para doença mamária inicial, principalmente quando a única alteração observada são as microcalcificações.

A punção aspirativa com agulha fina representa o tratamento dos cistos simples. O líquido amarelado ou esverdeado obtido pela aspiração não exige análise pelo patologista. Por outro lado, quando se obtém material sanguinolento, na persistência de nodulação após essa punção, na presença de vegetação intra-cística ou em casos de reaparecimento do cisto no local já puncionado, esse tecido deve ser removido cirurgicamente para posterior análise.

A identificação clínica e confirmação pela ultra-sonografia de nódulos com dimensão inferior a dois centímetros, forma arredondada ou oval, contorno liso ou bocelado, sem distorção do parênquima, em pacientes de baixo risco, permite acompanhamento mensal, confirmando a sua estabilidade a critério do mastologista. Raramente esses nódulos representam doença maligna. A perícia do ultra-sonografista, detalhando e qualificando eventuais alterações desse padrão, pode antecipar as possibilidades de diagnóstico e exigir estudo anatomopatológico mais precoce.

Características de nódulo benigno

Clínica

Imagem

Idade inferior a 30 anos

Bordas bem definidas; circunscrito

Antecedentes pessoais e familiares ausentes

Regular

Fibroelástico

Superfície lisa, bocelada ou macrolobular

Móvel

Ultra-sonografia sem sombra acústica

Inferior a 2 cm

Múltiplos e bilaterais

Crescimento lento

Calcificações grosseiras em “pipoca”, em leite de cálcio, cutâneas, ovais, homogenias e difusas

Os nódulos com áreas internas heterogêneas, bordas irregulares, distorção da arquitetura ou na presença de retração da pele ou mamilo, exigem estudo anatomopatológico sem demora.

Condições clínicas e de imagem consideradas de alto risco

Clínica

Imagem

Idade superior a 35 anos

Bordas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com