TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células eucarióticas

Ensaio: Células eucarióticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Ensaio  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

Atividades

1-Como as células eucariontes diferem das procariontes?

A diferença entre as células procariontes para os eucariontes é que os procariontes não possuem a carioteca,onde esta tem função de proteger o material nuclear. Sendo assim, células Procariontes são mais simples que uma célula Eucarionte.

2-Quais os postulados da Teoria celular?

Defendia que todos os seres vivos são constituídos de células, e que a célula é uma espécie de fabrica química onde se realizam todos os processos necessários a vida do organismo, e que cada célula deriva de outra célula.

3- Diferencie uma célula vegetal de uma animal, de acordo com as organelas presentes ou ausentes.

Célula animal

Lisossomos: realiza digestão intracelular ( a partir de reações enzimáticas)

Mitocôndria: respiração celular

Retículo endoplasmático rugoso: transporte , armazenamento ;produção de proteínas, também sintetiza alguns lipídios simples

Retículo endoplasmático liso : transporte e armazenamento, síntese de lipídios( esteroides) , desintoxicação

Peroxissomo: desintoxicação

ribossomos: síntese proteica

nucléolo: síntese de RNA ribossômico

Complexo golgiense: secreção, armazenamento, produção do lisossomos e do acrossomo

Centríolos: orientação da divisão celular .

Célula vegetal

Cloroplasto: fotossíntese

glioxissomo: desintoxicação

mitocôndrias: respiração celular

vacúolo: armazenamento de substâncias, como glicose, vitaminas, sais, proteínas, hormônios; controlar a pressão da célula realizada através da osmose.

Retículo endoplasmático rugoso: transporte , armazenamento ;produção de proteínas, também sintetiza alguns lipídios simples Retículo endoplasmático liso : transporte e armazenamento, síntese de lipídios( esteroides) , desintoxicação

parede celular: sustentação

dictiossomo:secreção, armazenamento.

4-Descreva as funções básicas dos ácidos nucleicos, proteínas, carboidratos e lipídios.

Ácidos nucleicos; Coordenar as sínteses das enzimas determinando assim as características dos indivíduos como: cor, estatuno,tendência,comportamento.

Proteínas: são as moléculas orgânicas mais abundantes e importante nas células,são fundamentais em todos os aspectos da estrutura e função celulares,existem muitas espécies diferentes de proteínas,cada uma especializada para uma função biológica diversas.

Carboidratos: conhecido como glicídios ou hidrato de carbono tem como principal função a de servir como combustível energético para o corpo.

Lipídios: também chamados de gorduras fornecem energia para as células. Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares,animais endotérmicos,atuam como isolantes térmicos.

5-Por que dizemos que as proteínas são macromoléculas?

São macromoléculas biológicas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos.

6-Quais são os dois tipos de ácidos nucleicos dos seres vivos? ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA).

7-O que são fosfolipídios e qual sua importância para as células?

fosfolipídios são lípidos que contém ácido fosfórico como mono ou diéster. São constituídos por uma molécula de glicerol, duas cadeias de ácidos graxos, um grupo fosfato e uma molécula polar ligada a ele. Os fosfolipídios estão presentes nas membranas plasmáticas de todas as células, e atuam como separação de componentes, para que eles não se misturem, pois como apresentam lipídios, que são polares, não se misturam na água, deixando os fosfolipídios se movimentarem.

8- O que significa dizer que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva?

É q ela tem a capacidade de selecionar as substâncias q entram ou saem de acordo com as necessidades da célula.

9-Quais as condições necessárias para que ocorra osmose entre duas soluções aquosas?

Osmose é um fenômeno físico-químico que ocorre quando duas soluções aquosas de concentrações diferentes entram em contato através de uma membrana semipermeável. Os seres vivos depararam-se com a osmose desde sua origem, uma vez que tudo indica que eles surgiram em meio aquoso como sistemas isolados do ambiente por uma membrana semipermeável. Durante o processo evolutivo os seres vivos desenvolveram não só maneiras de evitar problemas causados pela osmose (inchação ou dessecamento), como também processos que aproveitam a dinâmica osmótica nos fenômenos biológicos.

10-Compare fagocitose e pinocitose, informando o nome da bolsa membranosa formada para capturar em cada um A fagocitose é um processo utilizado pela célula para englobar partículas sólidas, que irão servir de alimento. Já a pinocitose é uma processo pelo qual certas células ingerem líquidos ou pequenas partículas através de minúsculos canais que se formam em sua membrana plasmática, para seu alimento. A primeira bolsa membranosa formada no processo da fagocitose é o fagossomo, essa bolsa então se une ao lisossomo, formando uma segunda bolsa, o vacúolo digestivo. A bolsa membranosa da célula que faz o processo de pinocitose é a pinossomo.

11-Explique o que ocorre quando uma célula é colocada em uma solução hipotônica, hipertônica e isotônica. Hipotônica: ela irá inchar de água até estourar, se for uma célula animal;se for uma vegetal ela só incha, mas n estoura.

Hipertônica: A célula irá perder água para a solução, ficando plasmolisada, ou murcha; se for uma vegetal n irá perder tanta água, mas de qualquer forma irá!

Isotônica: A célula não sofrerá alteração, isso indica que a solução está equilibrada com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com