TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DENTIFICAÇÃO DE COMPONENTES QUÍMICOS CELULARES

Por:   •  25/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 4

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR - APES[pic 1]

CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI

CURSO BACHARELADO EM FISIOTERAPIA – I PERÍODO

IGOR CARDOSO ARAÚJO

MAGNO PASSOS DA SILVA JÚNIOR

SHELDA BORGES LEAL

SHEYLIANNE KARINY SOARES DOS SANTOS

IDENTIFICAÇÃO DE COMPONENTES QUÍMICOS CELULARES

PIRIPIRI-PI

2018

IGOR CARDOSO ARAÚJO

MAGNO PASSOS DA SILVA JÚNIOR

SHELDA BORGES LEAL

SHEYLIANNE KARINY SOARES DOS SANTOS

IDENTIFICAÇÃO DE COMPONENTES QUÍMICOS CELULARES

Relatório apresentado à disciplina de Biologia do primeiro período de Fisioterapia. Sob a orientação do professor Me. Mauro Gustavo Amaral Brito, como complemento de nota.

PIRIPIRI – PI

2018

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2. MATERIAIS        5

2.1 Métodos        5

3.RESULTADOS E DISCURSÃO        5

4.CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7


1.INTRODUÇÃO

Carboidrato é um macro nutriente formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Este macro nutriente quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo continue funcionando bem.

Os carboidratos perfazem a mais abundante classe de biomoléculas da face da Terra. Sua oxidação é o principal meio de abastecimento energético da maioria das células não fotossintéticas. Além do suprimento energético, os carboidratos atuam como elementos estruturais da parede celular e como sinalizadores no organismo.

Quimicamente são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou substâncias que liberam tais compostos por hidrólise. O termo sacarídeo é derivado do grego sakcharon que significa açúcar. Por isso, são assim denominados, embora nem todos apresentem sabor adocicado. O termo carboidratos denota hidratos de carbono, designação oriunda da fórmula geral (CH2 O)n apresentada pela maioria dessas moléculas. Podem ser divididos em três classes principais de acordo com o número de ligações glicosídicas: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

O amido por apresentar um conjunto de monossacarídeos é considerado um polissacarídeo. Dessa forma, encontra-se amplamente distribuído em diversas espécies de vegetais, como carboidrato de reserva, sendo abundante em grãos de cereais, raízes e tubérculos.

Estruturalmente, o amido é um homo polissacarídeo composto por cadeias de amilose e amilopectina. A amilose é formada por unidades de glicose unidas por ligações glicosídicas α(1→4), originando uma cadeia linear. Já a amilopectina é formada por unidades de glicose unidas em α(1→4) e α(1→6), formando uma estrutura ramificada. Embora a amilose seja definida como linear, atualmente se admite que algumas de suas moléculas possuem ramificações, semelhantes à amilopectina.

O lugol ou solução de Lugol é uma solução de I2 (1%) em equilíbrio com KI (2%) em água destilada. O iodeto de potássio é adicionado para aumentar a solubilidade do iodo por formação do ânion tri atômico I3-. Este reativo reage com alguns polissacarídeos como os amidos, glicogênio e certas dextrinas, formando um complexo de inclusão termo lábil que se caracteriza por ser colorido, dando cor diferente segundo as ramificações que apresente a molécula. Com os amidos a coloração típica é o azul escuro e com as dextrinas, o vermelho.

2. MATERIAIS

  • Batata Inglesa
  • Lâmina de Bisturi
  • Lâmina
  • Lamínula
  • Lugol

2.1 Métodos

  • Corta uma fatia da batata com bisturi. (a espessura deverá ser muita fina);
  • Colocar a fatia em uma lâmina;
  • Pingar 1 ou 2 gotas de lugol e deixar corar por 3 minutos;
  • Cobrir com uma lamínula e observar nas objetivas de 4x, 10x e 40x.

3. RESULTADOS E DISCURSÃO

Objetivas

Imagem

Descrição

4x

[pic 2]Figura 1

Amostra de batata-inglesa em Lugol vista com aproximação de 4 vezes no microscópio óptico.

10x

[pic 3]

Figura 2

Amostra de batata-inglesa em Lugol vista com aproximação de 10 vezes no microscópio óptico.

40x

[pic 4]

Figura 3

Amostra de batata-inglesa em Lugolvista com aproximação de 40 vezes no microscópio óptico.

Ao analisar a amostra de batata-inglesa mergulhada no corante Lugol, pode-se observar, ao ajustar a objetiva a uma aproximação de 4 vezes, a presença de grãos de amido. Ao ajustar a objetiva em 10 vezes, é possível notar maior definição nas estruturas microscópicas do material estudado. Por fim, ao ajustar a objetiva em 40 vezes, apresenta-se uma maior apuração de detalhes, permitindo assim não só, ver com clareza os grãos de amido, como também a delimitação das células vegetais, delimitadas por uma parede celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (223.7 Kb)   docx (635.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com