TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPONENTES QUÍMICOS CELULARES

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

COMPONENTES QUÍMICOS CELULARES - proteínas, lipídeos, carboidratos, aminoácidos e água.

BIOMOLÉCULAS - são partículas que compõem as proteínas, os carboidratos.

SOLUÇÕES-substâncias compostas por mais de uma substância e geralmente são a fusão de um soluto e um solvente.

IMPORTÂNICA DA ÁGUA NO ORGANISMO VIVO - a água é o principal componente na célula pois ocupa 70% de seu peso. A água ajuda a realizar todos os metabolismos celulares. É considerada solvente universal

SOBRE O PH – quantidade de hidrogênio presente na solução. Essa quantidade irá dizer a natureza da solução ácida, básica ou alcalina.

ESCALADE PH- ácidas0---------7neutras-----14básicas ou alcalinas

CARBOIDRATOS-são açúcares encontrados nos alimentos. Os carboidratos também são chamados reserva energética dos organismos vivos.

NECESSITAMOS DE CARBOIDRATO NA DIETA DIÁRIA – este ao ser metabolizado gera energia para o corpo.

ENZIMAS – substâncias proteicas com propriedade catalisadora.

FUNÇÃO DAS ENZIMAS – catalisar as reações químicas que ocorrem no corpo. Catalisar significa que a enzima acelera a reação com economia de energia e não participa do produto final.

MECANISMOS PELOS QUAIS AS ENZIMAS DEIXAM DE FUNCIONAR – param de funcionar na presença de calor acima de 39ºC no meio ácido (ex: amilase que no estômago para de funcionar por causa da acidez do suco gástrico)

AS ENZIMAS SÃO ESPECÍFICAS – está ligada a função de cada uma, as enzimas ligam-se a apenas seus substratos específicos. Ex: lactose-acelera a digestão da lactose.

POR QUE NÃO DEVEMOS CONSUMIR ALIMENTOS COM FERRO E DEPOIS COM LEITE – porque existe uma competição na velocidade de digestão. Por exemplo se nos alimentarmos de ferro e depois derivados de leite, seus receptores celulares estarão sendo usados e ocupados pela absorção do ferro e o cálcio do leite ficará para depois. O contrário também pode acontecer, logo deve-se evitar alimentar-se com os dois ao mesmo tempo.

MECANISMO CHAFE-FECHADURA DAS ENZIMAS – é o mecanismo no qual a enzima se liga ao substrato em um lugar específico chamado sitio-ativo. Cada enzima é específica como uma chave para uma fechadura.

DE QUE FORMA A GLICOSE É FORMADA E GLICOGÊNIO – A glicose entra no organismo através de alimentação. Para se tornar glicogênio, a glicose ao entrar no citoplasma da célula tem seu tamanho diminuído pela perda de íons fosfato, primeiro perde 1 fosfato e depois perde 6 fosfatos.

3 ÓRGÃOS CHAVES ONDE O GLICOGÊNIO É ARMAZENADO – tecido muscular, tecido adiposo e tecido hepático (fígado)

TRIGLICERÍDEOS – são a forma da glicose armazenada no tecido adiposo.

HORMÔNIO QUE REALIZA O ARMAZERNAMENTO DA GLICOSE. COMO AGE NO GLUT? – Insulina. Os Glut’s funcionam sob a ação da insulina após a detecção pela hipófise da presença do açúcar no sangue após 30 min de realizada a alimentação. A insulina se liga aos glut’s abrindo-os, o que permite a entrada da glicose para o citosol da célula.

1ª VIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com